Categorias

Por que as baleias jubarte saltam da água?

Recentemente me deparei com uma pergunta, feita por minha sobrinha, sobre o oceano que não pude responder Por que as baleias jubarte pulam da água?”. Mas como um bom tio e engenheiro de pesca da família, respondi à pergunta dela com outra pergunta “Por que VOCÊ acha que elas saltam da água? Encontrei uma variedade de respostas e todas elas plausíveis, visse?!

Mergulhe comigo e descubra por que as baleias jubarte pulam da água.

Então por que VOCÊ acha que elas saltam da água?
1. Para tomar um pouco de ar?

Não! Mas pontinho extra para você, pois é importante lembrar que as baleias são mamíferos e que precisam de ar para respirar. Em média, as jubartes adultas surgem a cada 7-15 minutos. Os filhotinhos devem nadar até a superfície a cada 3-5 minutos para pegar um pouco de ar e respirar.

jubartes

2. Porque é divertido?

Não! Mas, você tem mais pontos extras. De fato, parece que as baleias estão se divertindo.

As baleias jubarte podem usar sua poderosa nadadeira caudal para se lançar para fora da água. E enquanto muitas outras espécies de baleias violam, as baleias jubarte parecem violar com mais frequência.

jubartes

3. Para ensinar seus filhos a pular?

Não! Mas você sabia que as mães jubarte são realmente maravilhosas? Sabemos que um bebê depende de sua mãe para a sobrevivência básica (comida, abrigo) e, no caso das baleias jubarte, para respirar! As baleias-jubarte trazem seus filhotes à superfície logo após o nascimento, para que possam respirar pela primeira vez. Elas nunca deixam seu filhote e são os filhotinhos quem decide quando é hora de deixar o lado da mãe.

Filhote De Baleia 5 – Portal dos Animais

4. Para se comunicar com outras baleias jubarte?

Sim! Os cientistas suspeitam que as baleias jubarte saltam batendo suas nadadeiras e cauda na superfície como forma de comunicação. Acredita-se que o som do impacto pode servir para atrair fêmeas ou demonstrar força entre os machos. Esses sons são usados ​​também para enviar mensagens a outras baleias, e os grandes saltos ou impácto da cauda são para o envio de mensagens a longas distâncias. Esses sons viajaM mais longe e rapidamente debaixo d’água do que em terra.

Então, aí está… as baleias jubarte saltam para se comunicarem com outras baleias, que podem estar distantes. Porém, existe outra hipótese que diz que o salto pode ajudar a baleia a eliminar os parasitas e as cracas incrustadas na pele.

Um dia teremos certeza sobre o que esses animais inteligentes e sensíveis querem dizer, ou fazer com suas acrobacias. Quem sabe um dia aprendemos a nos comunicar com elas? Assim poríamos perguntar porque gostam tanto de pular nas águas do oceano.


Siga o Instagram @ivanilsonsnts para mais conteúdo e conheça mais sobre a Engenharia de Pesca aqui.

Postagens Relacionadas