Conhecimento Técnico que Transforma
Categorias

A Sua empresa já é LEAN?

Essa leitura é para você que trabalha no setor da agropecuária, indústria, educação, área da saúde, ou até mesmo presta serviços ao mercado consumidor e você quer eliminar os desperdícios da empresa, otimizar os processos, aumentar a lucratividade além de trazer ganhos ao empreendimento. Todos esses problemas podem ser solucionados através da ferramenta conhecida como Lean Manufacturing, a Manufatura Enxuta. Mas e ai, a sua empresa já é Lean?

Vamos lá,


Primeiramente com a Segunda Guerra (1939 – 1945), vieram inúmeros desastres principalmente para alguns países. E dentre esses países que mais sofreram com a guerra, no Japão ocorreu o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki. Após o bombardeio e outras consequências da guerra, tudo o que a cultura japonesa tinha realizado em questão social e econômica foi devastado.

Porém o que os Japoneses não sabiam é que era apenas o começo do fim, pois no período pós-guerra, William Edwards Deming, um dos gurus da qualidade, foi até o Japão ensinar sobre os métodos de qualidade da época, promovendo o uso do ciclo PDCA e o conceito de melhoria contínua, com essa metodologia, foi possível reerguer a cultura japonesa.

Ciclo PDCA

CURIOSIDADE


O ciclo PDCA basicamente é uma das ferramentas que são utilizadas atualmente para a gestão de projetos, tudo depende do problema a ser trabalhado, pois tem outras ferramentas de qualidade e no caso do PDCA as etapas são divididas em quatro:

  • Primeira etapa “Planejar”(Plan);
  • Segunda etapa “Fazer”(Do);
  • Terceira etapa “Checar”(Check);
  • Quarta etapa “Ação”(Action).

O sistema Toyota de Produção (TPS)

Logo em seguida, na década de 50 temos a origem do sistema Toyota de Produção (TPS). O TPS é um um sistema que tem com foco identificar e eliminar os desperdícios dos processos de produção, além de ter como objetivo a redução de custos, aumento da qualidade e a velocidade de entrega de produtos aos clientes, é basicamente a produção enxuta, em outras palavras, é o lean manufacturing.

Lean Manufacturing

O termo Lean Manufacturing surgiu em 1990, quando James Womack e Daniel Jones publicaram o livro “The Machine That Changed The World” em português, “A Máquina que Mundou o Mundo”.

Sobre o Livro,

Basicamente é um livro que pode ser utilizado em universidades para formar lideres e gestores visando o ambiente industrial, pois ele descreve os conceitos e métodos de trabalho aplicados no Sistema Toyota de Produção e toda a revolução da indústria automobilística, inclusive a Ford e General Motors (GM) são mencionadas nesse livro.

Ok, mas o que é Lean na empresa?

O Lean vai elencar os fatores internos e externos que envolvem a produção, o volume dessa produção, as ferramentas utilizadas para gerar o produto ou serviço, a mão de obra que vai ser aplicada e a qualidade embutida em todo esse serviço para assim custear e agregar valor ao cliente/mercado.

Princípios do Lean

A padronização de tarefas são a base para a melhoria contínua, pois ao nivelar a carga de trabalho para ter um fluxo contínuo de processo, e o processo trabalhando em um sistema puxado evita a superprodução.

Produção sem gargalos

Além do mais quando esse fluxo continuo é criado, trazemos os problemas à tona e então construímos uma cultura de solução do problema para obter a qualidade desejada logo na primeira tentativa e especificar valor sob a ótica do cliente, evitando assim os gargalos da produção, em outras palavras evitando os oito desperdícios do lean.

Mas e ai, a sua empresa é Lean?

Em suma, agora você conhece o que a ferramenta Lean Manufacturing proporciona, o ideal é procurar um especialista em Lean para aplicação.

Aplicar o Lean é ter a oportunidade de transmitir uma nova forma de pensar para os nossos colaboradores.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Está na hora de você ser um Engenheiro!

Next Post

Dia Nacional da Conservação do Solo: cultivando a vida e o futuro da nossa terra

Read next