Categorias

Cianeto: Entenda os Riscos de Exposição e os Efeitos da Inalação ou Contato com a substância

O Cianeto é uma substância química altamente tóxica, conhecida por seu cheiro característico de amêndoas amargas. O cianeto é extremamente perigoso, pois é absorvido rapidamente pelo organismo e é capaz de causar danos graves se não for tratado imediatamente.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o cianeto foi usado nos campos de concentração nazistas como meio de extermínio em massa, e também foi a causa da tragédia na Boate Kiss de Santa Maria, em 2013.

Neste artigo, vamos explicar o que é o cianeto, os riscos de exposição e os efeitos da inalação ou contato com a substância.

O que é o?

Cianeto é uma substância química altamente tóxica que é encontrada em várias formas em todo o mundo. É conhecida por seu cheiro característico de amêndoas amargas, mas também pode ser inodoro. O cianeto é extremamente perigoso, pois é absorvido rapidamente pelo organismo e pode causar danos graves se não for tratado imediatamente.

Por que o é perigoso?

O Cianeto é muito tóxico para os seres humanos, pois é rapidamente absorvido pelo organismo quando inalado, ingerido ou absorvido pela pele. Ao entrar em contato com o corpo, o cianeto inibe a respiração celular e causa dano aos órgãos, incluindo o coração, cérebro, rins e fígado. Em casos graves, o cianeto pode ser fatal.

Porque o Cianeto foi usado em Campos de Concentração Nazistas?

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Cianeto foi usado nos campos de concentração nazistas como meio de extermínio em massa. O gás cianídrico foi usado nas famosas câmaras de gás, onde os prisioneiros eram forçados a entrar e inalar os gases letais. A inalação do gás cianídrico leva à morte por asfixia em poucos minutos.

O que acontece quando uma pessoa entra em contato?

O contato com o cianeto pode causar sintomas graves, desde dores de cabeça, náuseas e vômitos até paralisia respiratória, falência dos órgãos e morte. Se uma pessoa entrar em contato com o cianeto, deve procurar o médico imediatamente para receber tratamento. É importante notar que o tratamento para intoxicação por cianeto é diferente do tratamento para outros tipos de envenenamento.

Cianeto
Photo by Jules D.

Tragédia na Boate Kiss

Em 2013, a tragédia na boate Kiss de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi provocada pela liberação de gases letais como gás cianídrico (HCN) e monóxido de carbono (CO), ambos liberados pela queima da espuma de colchão feita de poliuretano (PU). O poliuretano presente na espuma que servia de revestimento acústico da boate pegou fogo por conta do sputnik acendido dentro da boate onde a queima de tal substância gerou o gás cianeto apontado por um laudo técnico como a causa da morte dos estudantes.

Postagens Relacionadas