Você sabia que no mês de novembro a onda de calor que atingiu o Brasil fez bater recorde de consumo de energia elétrica devido ao grande uso dos ar condicionado.
Segundo a ONS (Operador Nacional do Sistema) informou que este foi o recorde de energia elétrica demandada sendo de 101.475 MW. Foi um crescimento de 17 MW se comparado a dias normais de consumo, sendo suprimido em mais de 50% por energia de fonte hidráulica seguido de aproximadamente 20% por fonte fotovoltaica.
Conforme um estudo da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) mostra que o ar condicionado é responsável por 17,1% do consumo elétrico residencial brasileiro. São quase 14 milhões de aparelhos em todo o país que, sendo que normalmente, ficam diariamente oito horas ligados nas residências e têm vida útil de 12 anos.
Na imagem abaixo é possível observar onde a onda de calor se instalou.
Como escolher seu Ar Condicionado
Na hora de escolher seu ar condicionado verifique o adesivo do INMETRO, nela consta as informações sobre o consumo dos equipamentos.
Como saber o custo na conta de energia elétrica do seu equipamento?
Verifique na sua conta qual o valor da tarifa e também as informações contidas na etiqueta do INMETRO. Exemplo: se a tarifa residencial no valor de R$ 0,754 por kWh. Assim, se o ar-condicionado consome, por exemplo, 600 kWh por ano, o gasto anual será 600 x 0,754, que resultará em R$ 452,4 por ano.
Técnicas para reduzir o desperdício
- Evite o abre e fecha de portas dos ambientes refrigerados e só deixe o aparelho ligado enquanto você estiver no ambiente.
- Feche as janelas e isole bem o ambiente para que o ar frio não escape.
- Cortinas e toldos diminuem a incidência do calor do sol no ambiente, o que também contribui para o isolamento térmico.
Aplique estas técnicas e utilize o ar condicionado sem ter muitos impactos em sua conta de energia elétrica.