Poderemos ter novamente um apagão, 10 anos depois do apagão de 2015 onde 11 estados ficarão sem energia por alta demanda, falha nas no sistema de transmissão e produção no limite isto ocorreu no meio da tarde as 15 horas.
Mas o apagão de 2025 diferentemente do de 2015 sabem quem será o grande vilão?
A famosa GERAÇÃO DISTRIBUIDA.
Isso mesmo , a produção atual no Brasil é de 33GW em micro e minigeração sendo em sua maior parte da fonte solar, e prevê para os próximos 4 anos um crescimento de mais 17GW. O grande problema deste grande volume é o fluxo reverso.
O que é esse tal fluxo reverso?
Na rede tradicional de energia havia condução de energia elétrica apenas em um sentido que era das usinas geradores (produtores) paras os consumidores, porém, com GD os consumidores se tornaram os prosumers e sendo assim este podem gerar energia elétrica e injetar o excedente na rede. Os sistemas de microgeração injetam no sistema de baixa tensão, o que não é tão problemático. Assim, o grande desafio surge do excedente da minigeração que é injetado diretamente no sistema de transmissão e isso pode gerar uma sobrecarga na subestação e ocasionar o desligamento de todo o sistema elétrico.
Os estados em alerta são:
Bahia;
Goiás;
Mato Grosso;
Minas Gerais;
Paraíba;
Pernambuco;
Piauí;
Rio Grande do Norte;
Rio Grande do Sul;
Rondônia;
São Paulo.
O problema esta mais crítico em três estados sendo estes Mato Grosso, Piauí e Minas Gerais em ordem de criticidade do fluxo reverso nas subestações.
Mas, calma isto é uma previsão para ate 2030, se nada for feito ate lá.
Então,Heloooo concessionarias!!!!! Hora de utilizar os impostos e as tarifas pagas pelos consumidores para melhorar o sistema elétrico. Não adiantar tentar impedir a geração distribuída dando parecer negativo a novas instalações e sim precisamos fortalecer o sistema elétrico para que ele aguente.
Portanto, para o Brasil para se desenvolver mais precisa de energia elétrica então ao invés de barra novas instalações o segredo é investir em melhorias na rede.