Categorias
Gramado de futebol

Gramado de Futebol, como funciona?

Nada melhor que ver seu time, o seu/sua jogador(a) preferido(a) e até você mesmo jogar em um gramado “fino do fino”. Mas é claro que um gramado profissional, como o do Maracanã não se compara a rua do bairro, aos potreiros que jogávamos quando criança. Você já parou para pensar como o gramado de futebol é feito? “Sabia não?”, então vamos conhecer juntos sobre essa curiosidade.

Antes de mais nada, é de suma importância falar que vamos tratar do gramado de futebol profissional de campo, com a plantação de grama natural e não artificial. E desde já digo que lembra uma plantação agrícola!

Gramado de Futebol
Implantação gramado de futebol. Fonte: https://bitlybr.com/QRnycB
Gramado

Um dos primeiros passos é a escolha de um bom terreno, ou seja, um gramado o mais plano o possível. Então o primeiro passo é o nivelamento para não interferir no jogo e nos sistemas seguintes. Esse nivelamento é realizado com topografia, uso de maquinário pesado, para nivelar e compactar o solo. Porém, vale ressaltar que não é totalmente plano. É deixado um certo desnível para que seja realizado uma drenagem da água das chuvas.

Irrigação

Apesar da pequena inclinação é necessário criar um sistema de drenagem para suportar toda chuva o possível, sem haver interferência na qualidade do gramado. Em valas então, os canos são colocados em formato de espinha de peixe, onde a água é levada até ralos fora do gramado. Nos canos contém pequenos furos voltados para cima, envolta dos canos se tem uma camada de brita e manta filtrante (evitando que ocorram entupimentos).

Logo, vem o sistema de irrigação. Um método pelo qual se calcula a quantidade de água aplicada na planta com o objetivo de suprir as necessidades hídricas totais ou suplementares da planta (grama) na falta de chuva. Então a rede de água é ligada a tubulação que a levam até os aspersores, os quais simulam a chuva, sendo colocados para que haja uma homogênea aplicação de água em todo o gramado.

Os aspersores não ficam expostas na superfície do gramado, mas sim abaixo dela para não interferir tanto para a equipe de arbitragem como jogadoras/jogadores, e assim que a água chega até eles por pressão ficam expostos a superfície para que haja a irrigação.

Gramado
Fonte: https://bitlybr.com/ErGR
Camadas

Assim então, se inicia a preparação para o gramado. É feita uma mistura entre areia e matéria orgânica para ajudar na drenagem , e servir para fixação das raízes da grama. E mais uma camada de adubação, agora especial para nutrição completa da planta em sua implantação.

É realizado o plantio da grama, a mais comum é a Bermudas (Cynodon dactylon). Esta apresenta folhas estreitas, crescimento rápido e cor verde intenso, excelente resistência ao pisoteio e a ótima capacidade de regeneração, necessário para suportar e se recuperar após os jogos.

Grama camadas
Camadas de um gramado.

Os famosos desenhos, como faixas, círculos e até quadriculados dos gramados com tons mais claros ou escuros de verde, são feitas por máquina na hora do corte, que também muda o sentido da grama fazendo que quando a luz seja refletida de formas diferentes.

E por fim, são realizadas as marcações necessárias do campo, são colocados os demais elementos para que uma partida seja realizada. Podemos linkar várias engenharias com essa implantação não é mesmo!? Por isso andar em conjunto e conhecer diferentes profissionais ampliando sua network é tão importante.

O futebol é um esporte que envolve muitas variáveis, tem quem ame e quem o odeie. Mas é necessário harmonia e paz entre diferentes clubes e torcidas para que todo o trabalho desde o gramado de futebol seja recompensado com o sorriso de uma criança com um gol do seu time do coração.

Postagens Relacionadas