Categorias

Conheça a Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica

A Engenharia Elétrica é um universo cheio de oportunidades, segmentos e subáreas. A eletrotécnica é uma subárea que faz parte deste universo, como também a eletrônica, telecomunicações e automação e controle fazem parte. 

O profissional da área Engenharia Elétrica-Eletrotécnica se debruça nos estudos de processamento da energia elétrica, além de outros campos que serão citados aqui no artigo. À vista das atividades realizadas por este profissional, pode ser citado o acompanhamento nas etapas de geração, transmissão e distribuição da energia elétrica.  

Além disso, o Engenheiro Eletricista, com habilitação em eletrotécnica, pode ser inserido nos estudos do mercado e setor elétrico, como se destina o aproveitamento da energia elétrica nos setores industriais, comerciais e residenciais.

Engenharia
(Foto: Pixabay | Reprodução)

Continue a leitura e entenda a abrangência da formação de uma engenheira (o) eletricista com ênfase em eletrotécnica. 

A necessidade do mercado 

A princípio, ao pensar na eletrotécnica é possível caracterizá-la como um ramo que se dedica à análise de circuitos, de modo que, há grande interesse em compreender e observar os componentes elétricos e eletrônicos presentes no mesmo. 

Tendo em vista isso, é possível perceber que muitos são os segmentos do mercado que demandam serviço aos profissionais desta área.

Engenharia
(Foto: Pixabay | Reprodução)

Sendo assim, a eletrotécnica além de poder compor os cenários de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, é também requerida pelo setor petrolífero, industrial, construção civil, desenvolvimento de novas tecnologias, bem como o setor de fontes renováveis de energia elétrica, dentre outras possibilidades.  

Áreas em expansão para a Engenharia Elétrica-Eletrotécnica 

Parte expressiva da energia elétrica gerada no Brasil é oriunda dos recursos hídricos, no entanto, há uma forte tendência para promover uma diversificação das fontes que compõem a matriz elétrica nacional. 

Considerando tal motivação, é possível apontar o setor fotovoltaico e o eólico como sendo promissores para o mercado, visto que geograficamente o país possui aspectos que favorecem a exploração de ambas fontes. Logo, as fontes renováveis representam a área com forte tendência para ser explorada e demandar mão de obra especializada.

Engenharia
(Foto: Freepik | Reprodução)

Algumas outras áreas também seguem em expansão na Engenharia Eletrotécnica, como: Redes Elétricas Inteligentes, Geração Distribuída e a Conservação da Energia Elétrica.

Habilitação pelo CREA

O engenheiro eletricista, modalidade eletrotécnica, é habilitado pelo  CREA/CONFEA a atuar em:  condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;  operação e manutenção de equipamento e instalação; estudo, planejamento, projeto e especificação; operação e manutenção de equipamento e instalação. Além, de diversas outras atuações.

Você pode conferir todas as habilitações na Resolução CREA/CONFEA Nº 218, de 29/06/1973.

Onde cursar Engenharia Elétrica- Eletrotécnica 

Dentre as universidades do Brasil que ofertam o curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica, iremos destacar a Universidade de Pernambuco  . O curso citado é ofertado no Campus Benfica, e o mesmo foi criado no ano de 1966 (UPE, 2018). 

Conforme outros cursos de Engenharia, Engenharia Elétrica- Eletrotécnica tem duração de 5 anos, atingindo uma carga horária total de cerca de 4 155 horas. Por fim, confira a seguir a grade curricular do curso:

Engenharia
(Fonte: Projeto Pedagógico de Curso –
Bacharelado em Engenharia Eletrotécnica p. 35 | Reprodução)

 

Postagens Relacionadas