Categorias

Histórico! Energia Solar atinge 14GW no Brasil

A energia solar é promissora e tem sido cada vez mais presente dentre as fontes de energia que compõem a matriz elétrica brasileira. No início do mês de março de 2022 foi divulgado que a energia solar atingiu 14 GW de potência instalada no país. 

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o marco histórico alcançado considera a geração distribuída e parques centralizados. Ainda segundo a ABSOLAR, cerca de 66% da potência instalada é referente a geração distribuída. 

“A fonte solar já trouxe ao Brasil, desde 2012, mais de R$ 74,6 bilhões em novos investimentos, R$ 20,9 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 420 mil empregos. Evitou também a emissão de 18 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade”.

Segundo a ABSOLAR.

O marco histórico registrado ultrapassa a potência instalada da hidrelétrica de Itaipu, de modo que, a energia solar ocupa hoje o 5º lugar na matriz elétrica nacional .

Quais são dos estados que lideram a energia solar?

Segundo o infográfico energia solar fotovoltaica no Brasil, divulgado pela Absolar, Minas Gerais ocupa o 1º lugar do ranking com 1.593,5MW. Logo depois, os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, ocupam o ranking, respectivamente.

Em contrapartida, no ranking dos municípios Belo Horizonte ocupa o 10º lugar, enquanto Cuiabá (MT) se posiciona em 1º lugar, Teresina (PI) em 2º lugar e Brasília (DF) em 3º lugar, como os 3 municípios que lideram o ranking de potência instalada. 

(Fonte: Pixabay | Reprodução)

O que esperar do setor fotovoltaico em 2022?

Diante do marco regulatório sancionado em janeiro de 2022, espera-se que o setor tenha um crescimento acelerado ao longo do ano. Visto que, o marco regulatório irá permitir que os sistemas instalados antes, ou em até 12 meses após a lei ter sido sancionada fiquem enquadrados nas regras atuais do setor até o ano de 2045.

No entanto, haverá um período de transição previsto na lei para os novos sistemas instalados. Devido aos constantes acréscimos da tarifa de energia, cada vez mais brasileiros estão investindo em projetos fotovoltaicos para serem capazes de gerar a própria energia e economizar. 

Portanto, com o passar dos anos, investir em energia solar tem se tornado mais acessível, e muitos bancos já estão disponibilizando linhas de créditos para financiamento de projetos fotovoltaicos. Dessa forma, o protagonismo da energia solar em 2022 será grande, contribuindo para transição energética e redução de emissões de gases de efeito estufa. 

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

Engenharia Metalúrgica: o mercado de trabalho de um jeito que ninguém nunca te contou

Engenharia Metalúrgica: Complementa a Engenharia de Minas. É um ramo da Engenharia de Materiais. Dá suporte a Engenharia…