Categorias

Impactos do Cancelamento da REN 414 da ANEEL!

Quem mais ganhou e quem mais perdeu com a Nova REN1000/2021!

A ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica), depois de mais de 10 anos precisou alterar uma das normas que é a base do sistema elétrica brasileiro: a REN 414/2010.

As mudanças trazem impacto direto para os consumidores e para as concessionárias de Energia, mas afinal: quem mais ganhou ou perdeu com esta mudança? O CREA-RS promove um evento para discutir este tema.

Veja abaixo os detalhes destes encontros que podem clarear suas ideias sobre o tema!

Mudança: Sai a REN 414/2010 entra a REN 1000/2021

Imagem com alusão a duas pessoas com setas em sentidos opostos fazendo alusão as mudança / substituição. Fonte: Pixabay
Mudança – Fonte: Pixabay

Como pudemos ver no artigo REN 1000/2021 – Consolidação, Simplificação e Atualização, em Dezembro de 2021, a ANEEL, motivada pelas mudanças e atualizações do setor elétrico, divulgou uma nova norma a REN 1000/2021. Esta nova norma substituiu a REN 414/2010 além de outras 60 normas da agência.

Contudo, apesar de durante a edição da norma, ser aberta uma consulta pública para coletar opiniões e estimular a participação dos profissionais e empresas, as mudanças pegaram muitos dos envolvidos de surpresa.

Assim mesmo sendo nova, a norma já sofreu algumas alterações e ainda causa dúvidas de entendimento entre os profissionais do setor.

Workshop discute Impactos das Mudanças

A conversa sobre o tema é uma das melhores formas de alinhar os entendimentos, e seguir utilizando a resolução de maneira correta.

Positivo e Negativo, imagem ilustrando ganha e perde- Fonte:PIXABAY
Imagem Ilustrativa – Ganha ou perde – Fonte: Pixabay

Os Conselhos de engenharia se movimentam de modo a fomentar a participação de Engeneiros e profissionais do setor para comentar sobre o tema. Utilizando a mesma estratégia de Workshop utilizado pela Regional Carioca, o CREA-RS promoverá uma segunda rodada discussão. O evento será mediado pelos Engenheiros Jéferson Matheus de Oliveira e Sandro Donato Pavanatto Cerentini.

Imagem do Workshop - disponível no site do CREA- RS
Workshop Impactos do Cancelamento da REN 414/2010 ANEEL – Fonte: CREA-RS

O evento acontecerá de forma on-line e gratuita nos dias 17, 20, 24 e 27/10 sempre das 19h às 21h, as incrições podem ser realizadas no botão abaixo.

Certamente, este novo encontro irá esclarecer um pouco mais sobre as mudanças causadas pelas alterações da norma e nos propciará uma oportunidade de conversar com profissionais especialistas sobre o tema.

Em suma, é importante a participação de todos, para que possamos conhecer a fundo uma das principais normas do setor elétrico.

Toda mudança nos traz sentimentos diferentes : alegria, frustração ou dúvida… assim, entender o porque da mudança nos faz caminhar mais tranquilos de volta a zona de conforto.

O Autor
Postagens Relacionadas