Categorias

Inspeção de equipamentos e tubulações via tablet

Há cerca de 6 décadas, tem sido feito o emprego de softwares para gerenciamento de processos de produtivos. Contudo, muitos setores apresentam poucos ou nenhum software para controle e gestão de seus processos e um desses setores é o de inspeção de equipamentos e tubulações.

Para quem é do ramo da inspeção de equipamentos e tubulações, sabe o quão desafiador é controlar o processo de trabalho, alcançar um bom nível de qualidade e atender os prazos de entrega do produto final, sem o uso de um software que compile e organize os registros das inspeções realizadas.

Poucas empresas desse setor oferecem essa alternativa, apesar disso, ela já está disponível no mercado nacional através de um software que opera via tablet.

tablet
Photo by LinkedIn Sales Solutions

A inspeção via tablet

O tablet usado para inspeção possui certificado para uso em atmosferas explosivas. Assim, garantindo segurança nas atividades realizadas em indústrias químicas e petroquímicas.

No tablet, o software opera em modo off-line e os registros das inspeções como fotos, descrição dos danos encontrados e as respectivas recomendações ficam armazenados no dispositivo. Para que o relatório de inspeção seja gerado é necessário acesso ao sinal de internet, com a fim de sincronizar as informações com um banco de dados.

Assim, uma vez concluída a sincronização, as informações estão disponíveis para verificação pelos responsáveis da inspeção (técnicos e engenheiros).

Entre as vantagens, o desenvolvimento de um software para inspeção de equipamentos e tubulações possibilita maior:

  1. Eficiência para acompanhamento e controle do processo de trabalho
  2. Qualidade do produto final
  3. Agilidade na entrega do produto final
  4. Agilidade no atendimento às recomendações técnicas de inspeção
  5. Gestão dos ativos

Todas essas vantagens contribuem para o cumprimento da NR-13.

Portanto, essa lei brasileira é responsável por assegurar e proteger a saúde e segurança dos trabalhadores cujas atividades estão vinculadas aos equipamentos e tubulações enquadrados na NR-13.

Postagens Relacionadas