Categorias
aplicativo manutenção

Manutenção Predial: Síndicos e moradores inovam ao utilizar aplicativos de celular na gestão de seus condomínios

Entenda como Síndicos moradores e profissionais facilitam o seu trabalho de gestão de condomínios utilizando apps de Manutenção Predial.

A Manutenção Predial é uma metodologia que visa preservar o estado de conservação de uma edificação aumentando seu período de vida útil. Como já comentamos neste artigo, o prolongamento da vida útil pode ser alcançado através de serviços de conservação, reparação, restauração e modernização, assim, com estas ações, o condomínio mantém sua condições de habitabilidade.

Por melhor que seja a organização de um síndico, manter todos os sistemas do condomínio em dia é uma tarefa extremamente difícil. Além disso, quando as manutenções são feitas sem um controle adequado, alguns problemas podem aparecer, como por exemplo o mal funcionamento de sistemas e a deterioração precoce de equipamentos.

Os síndicos, além de terem responsabilidades fiscais, também são encarregados pela Manutenção Predial. Entretanto, a maioria dos condomínios elegem síndicos que não tem formação técnica ou que não entendem a importância de conservar seu prédio. Assim, observando esta demanda de síndicos que têm dificuldade em manter seus condomínios, empresas de tecnologia investem cada vez mais em aplicativos de celular que os auxiliam.

App de manutenção predial
Uso de Apps de Manutenção Predial
Fonte: Freepik

Aplicativos para Manutenção Predial

Se o síndico procurar, irá encontrar diversas opções de apps que irão lhe auxiliar. Diversos também são os valores destes aplicativos, indo desde planos gratuitos até os que custam até R$500,00 ao mês. Independentemente dos preços, esta inovação na gestão condominial garante algumas funcionalidades:

O Agendamento de Manutenções é uma das principais funções destes apps. Através do mapeamento de todos os sistemas e equipamentos que necessitam de atenção, as datas das manutenções preventivas podem ser definidas. Além disso, após a execução da ordem de serviço pelo síndico, os moradores já são avisados de possíveis interrupções de equipamentos, desligamentos de água ou energia e até mesmo que profissionais externos estarão no condomínio.

Photo by Emmanuel Ikwuegbu

Alguns aplicativos também permitem a Conexão Direta com Fornecedores. Esse contato agiliza e diminui o tempo de execução das intervenções, principalmente quando se tratam de manutenções corretivas. Assim, quando ocorrem imprevistos em algum sistema ou equipamento, estes problemas podem ser resolvidos rapidamente.

Os apps também possibilitam a Prestação de Contas direta aos condôminos, para que todos tenham ciência das necessidades do condomínio e dos valores gastos com manutenções e reparos. Além disso, a comunicação feita pelo próprio aplicativo facilita com que moradores avisem o síndico de possíveis problemas que observaram.

Apesar de serem relativamente novos, os aplicativos que ajudam síndicos a organizar a Manutenção Predial de seus condomínios vieram para ficar. Esta inovação na gestão de condomínios tende a excluir os erros humanos, como esquecimentos e falhas de comunicação, aumentando a eficiência dos sistemas e equipamentos e gerando economia e segurança aos moradores.

Postagens Relacionadas