Categorias

Inspire e se motive a executar – Etapa 4

Chegamos então a última etapa do seu mapa de Soft Skills. Agora vamos falar sobre Inspirações. Justamente para você que já sabe o que quer, já sabe o que precisa desenvolver e o que tem de ponto forte e entendeu o somatório de conhecimento + habilidade + atitude, precisa ter um norte para iniciar, certo?

Mas por que a etapa se chama Inspirações? Concorda que uma maneira muito fácil de entender por onde começar é observar alguém que já faz? Eu sempre consegui aprender em três passos:

  1. Alguém executando
  2. Eu faço e alguém me acompanha
  3. Eu treino alguém

E essa etapa cobre justamente o início desse processo.

Inspiração versus Motivação

Você sabe qual a principal diferença entre Inspiração e Motivação? Certa vez li de um autor desconhecido que: “Inspiração vem dos outros e motivação vem de nós”. Ou seja, a soma dos dois são o casamento perfeito!

A inspiração funciona como uma referência, como uma “cola” que podemos fazer de alguém. Seja de uma habilidade ou de uma atitude. Mas não se preocupem, isso vem da admiração e ela significa uma disposição emocional que reflete em respeito, consideração ou veneração.

soft skills

E onde a motivação entre nisso tudo? Ela é a maneira como podemos traduzir essa admiração para a nossa realidade, para as nossas características e executar! Muitas vezes pode ser difícil se inspirar em alguém. Pois, espera-se uma pessoa 100% perfeita ou alguém que está muito distante da nossa realidade.

Nem preciso dizer que pessoas perfeitas não existem, não é mesmo? Para isso, foque em características ou atitudes e não em pessoas completas. Aprenda a valorizar quem está próximo ao seu convívio. Procure, esteja aberto, tenha humildade. Essas são as três maneiras de iniciar esse processo.

Liderança Inspiradora versus Soft Skills

Uma fonte “natural” de inspirações são pessoas que estão em cargos de liderança. Obviamente, não ouso dizer aqui que todos os líderes são inspiradores. Mas vamos entender as características por trás desse conceito.

soft skills

Soft Skills – Liderança

A liderança por si só já traz características de algo capaz de inspirar. Pois, quais as principais características de um bom líder? Vou falar apenas de algumas: Saber ouvir, engajar, motivar, direcionar, desenvolver pessoas, reconhecer.  Você sabia que existe a liderança direta e indireta? O que muda é que no primeiro deles há uma hierarquia dentro de uma estrutura, ou seja, pessoas respondendo funcionalmente para alguém. No outro caso, não. O que eu quero dizer com isso? Que a liderança está na atitude! Ou seja, você pode ser líder independente do cargo que estiver, basta se preocupar com pessoas e ter as características que acabei de mencionar.

Soft Skills – Comunicação

Saber ouvir, ser acessível, ter a capacidade de passar a mensagem de maneira clara e engajar todos para uma mesma causa, sem dúvidas são chave para os cargos de liderança e consequentemente são características inspiradoras. Uma boa comunicação é capaz de gerar um bom clima de trabalho onde a produtividade é maior e a interação entre a equipe também.

Soft Skills – Trabalho em Equipe

Quem pensa que o líder não precisa saber trabalhar em equipe pois não precisa “colocar a mão na massa” para executar as atividades do dia a dia, está muito engado! Afinal, você precisa unir um grupo de pessoas para que possuam objetivos compartilhados.

Conseguiu entender a importância das nossas habilidades não técnicas para inspirar? E conseguiu compreender como você pode se inspirar para começar a trabalhar as suas habilidades não técnicas?

Agora que você chegou ao final do seu mapa, é preciso que coloque em prática! Precisa desenhar cada etapa do processo e construir o seu caminho de desenvolvimento pessoal e profissional.

Postagens Relacionadas