Categorias
Mercado-financeiro

Guia prático | Mercado Financeiro para iniciantes

Pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim! Estamos atolados de conteúdos na internet e por diversas vezes nem sabemos por onde começar a estudar sobre investimentos, não é mesmo? Olha um conteúdo daqui, outro ali e por aí vai. Por isso, lanço para vocês o  Guia prático | Mercado Financeiro para iniciantes. Com apenas #2 dicas você será diferenciado e estará acima da média do mercado.

Mercado Financeiro para Engenheiros

Antes de darmos início, gostaria de dizer que eu pratiquei essas dicas que estou compartilhando com vocês. Esses aprendizados foram importantíssimos para mim, e meu conhecimento cresceu de maneira exponencial.

#1 – Leituras

Ah Leandro, isso eu já sei, leitura é primordial para aprender. Meu jovem, não é bem assim! Não se trata apenas de estudar, mas de entender qual a diferença que aquele conteúdo vai trazer pra você. Portanto, tenha atenção no conteúdo que você tem estudado. Existem diversas propagandas e anúncios que inventam realidades do mercado financeiro. É tudo ilusão! Não caia nessa, por favor. O objetivo aqui é justamente trazer a verdade e revelar os bastidores (aquele suspense…).

Quais as leituras que você recomenda, Leandro?

Jornais – O que me ajudou bastante e continua colaborando comigo são os jornais. Você pode acompanhar os sites de notícias como Infomoney, Investing, Brazil Journal e XP Investimentos. Não sei o que seria da minha vida sem esses conteúdos. Lá você entende como o mercado enxerga as situações do dia a dia, como também entender alguns termos técnicos e como são importantes na prática. Já viu aquele ditado que a teoria é muito boa mas a prática é muito melhor? É isso! Você vai conseguir ver o mundo pela ótica do mercado financeiro.

Outra dica do Guia prático | Mercado Financeiro para iniciantes: Assine jornais pagos. Logo quando me deram essa dica, pratiquei de maneira constante e usufruo até hoje desse material. O Jornal Econômico foi importantíssimo para meu conhecimento e entendimento de mercado. Procure algum jornal bacana que seja pago e tenha conhecimento diferenciado (outros jornais: Bloomberg e Folha de São Paulo).

#2 – Desgastar sola de sapato

Para quem imaginava que no mercado financeiro essa realidade não existe, tire seu cavalinho da chuva rs. Quem nunca ouviu que para crescer você precisa andar, andar e andar? Ou seja, no mercado de investimentos não é diferente.

Como assim: Desgastar sola de sapato?

Sou muito grato por compartilhar isso aqui. Para quem não sabe, sou natural do ES mas atualmente moro no RJ, na cidade carioca. Enquanto estive na minha terra natal, visitei todos os escritórios de investimentos do estado (viajei algumas horas) para entender na prática a atuação do Assessor de Investimentos. Como comentei mais acima, a internet nos ilude muito sobre a realidade do mercado. Nada melhor do que ir no chão de fábrica verificar o que tem acontecido de verdade.

Nesse momento, conversava com os profissionais, entendia suas glórias, dificuldades e saía de lá com diversas opiniões diferentes. Particularmente, é a melhor maneira de você crescer: Ouvindo pessoas.

Atualmente, venho escutado uma frase com muita frequência: Se você for o melhor da mesa, mude de mesa. Quando você toma a atitude de sair da sua zona de conforto e busca por informações diferenciadas, com certeza você não se torna o mesmo.

Porém, é válido mencionar que é importantíssimo a constância nessas 2 dicas. Se você começar e parar, logo sua performance também vai parar. Siga em frente e veja seus resultados.

O que você achou do Guia prático | Mercado Financeiro para iniciantes?

Sucesso para você!

Não leu os outros artigos? Clique aqui!

Postagens Relacionadas