Categorias
smart home

Saiba o que é Smart Home

As smart homes, também conhecidas como casas inteligentes ou casas conectadas, recebem esse nome por automatizar os ambientes e permitir que o morador (ou usuário) faça tarefas simples e complexas com o mínimo de esforço possível, oferecendo mais conforto e segurança.

Quem nunca passou por isso?

Sabe aquele momento em que você está deitado(a) para dormir, enrolado(a) no edredom quentinho e se lembra que esqueceu a luz da cozinha acesa?

Já levou um susto ao acordar pela manhã e descobrir que a porta da rua passou a noite destrancada?

Sua casa está sempre muito fria ou muito quente. E se pudesse controlar a temperatura da casa inteira com um único dispositivo?

Uma smart home permite que você tenha total controle da sua casa na palma da mão, ou por um simples comando de voz.

Conforto, comodidade e segurança

Atualmente, com o smartphone, é possível fazer anotações, organizar a agenda, marcar e realizar reuniões, programar transações bancárias, fazer compras e receber a mercadoria em casa, serve até para fazer e receber ligações – olha que incrível!

O jeito de se comunicar mudou, o jeito de morar também. Os avanços tecnológicos e a internet permitiram que façamos qualquer tarefa com o mínimo de deslocamento e no menor tempo possível. O objetivo agora é tornar as tarefas repetitivas do dia a dia ainda mais automatizadas.

Da mesma forma, quando o assunto é moradia, as pessoas desejam que a sua casa proporcione a mesma praticidade que conseguiram com o celular. A smart home mostrou que tudo isso é possível com a ideia genial de colocar internet na coisas – em qualquer coisa.

Internet das coisas

smart home

A princípio, com o advento da Engenharia 4.0, a internet passou a ser a resposta para conectar o usuário com todas as ferramentas disponíveis.

Quando falamos de “internet das coisas” ou Internet of Things (IoT), estamos nos referindo à revolução tecnológica que busca conectar os objetos que usamos no dia a dia com uma enorme rede de dispositivos. Nesse sentido, são utilizados softwares e sensores inteligentes para conectar qualquer coisa à internet e ao usuário, em qualquer lugar do mundo.

Nesse sentido, as smart homes, contam com o auxílio de assistente virtuais inteligentes que conectam o usuário com todas as coisas da sua casa, armazenando dados e aprendendo sobre as suas preferências.

Inteligência Artificial

smart home

Como já era de se esperar, três das maiores empresas de tecnologia do mundo saíram na frente com as suas assistentes virtuais, são elas:

Alexa (Encho Dot), da Amazon, Google Home, do Google e Siri (Homepod), da Apple.

O que estes três dispositivos têm em comum? Utilizam inteligência artificial para responder perguntas, fazer pesquisas na internet, contar piada – acredite – e, o mais útil, se conectar com todos os dispositivos eletrônicos da sua casa, desde que estejam conectados na internet ou outro dispositivo compatível.

Produtos mais usados

Lâmpadas; além de poder acender e apagar as lâmpadas da sua casa de onde estiver, você ainda pode controlar a cor e a luminosidade, tornando um ambiente de leitura mais agradável, por exemplo.

Fechadura; ninguém precisa de chave para abrir a porta de casa se pode dizer: “abra-te, sésamo” como Ali Babá no “Livro das Mil e Uma Noites”. Se você viajou e deixou alguém de confiança cuidando do seu pet, também pode abrir a porta pelo celular.

Climatização; com um termostato conectado na rede, você pode verificar e controlar a temperatura do ambiente conforme a previsão do tempo, horários de uso dos ambientes e quantidade de pessoas no local. Você pode ligar o ar-condicionado do escritório 5 minutos antes de chegar.

Aspirador de pó robô; você pode escolher os cômodos e programar a faxina da smart home quando todos estiverem dormindo.

Vigilância; muitas empresas de vigilância já disponibilizam câmeras com acesso pela internet; além disso, com a IoT você pode mudar o ângulo, aumentar o zoom ou conjugar com sensores de presença pelo celular.

Persianas; possibilita que o usuário programe a abertura das persianas ao amanhecer e fechamento na hora de assistir um filme, por exemplo; se combinada com a iluminação, som e a temperatura, você pode criar um ambiente personalizado de cinema.

E o que mais puder imaginar: TV, videogame, geladeira, fogão, micro-ondas, máquina de lavar, carro, Interfone, relógio, tênis e outros.

Tendências do mercado imobiliário

smart home

Para uma casa comum, fazer todas essas adaptações geraria um custo muito alto e, consequentemente, inviabilizaria o desejo de ter uma smart home.

Por outro lado, algumas empresas e profissionais da construção civil já estão produzindo imóveis com o emprego de tecnologia e prevendo uma infraestrutura mínima para a automação predial.

Assim como a instalação elétrica está presente em todos os ambientes, agora é mais comum ter a rede de internet e wi-fi em todos os cômodos do imóvel, assim como pontos de tomada USB para conectar os mais diversos dispositivos eletrônicos.

Smart Home vale mais?

Em suma, fazendo um ponte com a Engenharia de Avaliações, sabe-se que o valor de um imóvel é determinando por métodos científicos que levam em consideração as características do bem e o comportamento do mercado.

Como a tecnologia empregada numa smart home é considerada um acessório que pode ser colocado e retirado a qualquer momento, acaba não agregando valor imediato aos imóveis residenciais; entretanto, as casas inteligentes se destacam no mercado pela sua eficiência e economia de recursos (energia, água e gás) e podem ganhar a preferência dos clientes.


Saiba mais sobre o mercado imobiliário e acesse o meu último artigo sobre o assunto, clique aqui.

Siga-me no Instagram: @engmelquizedeck.

Postagens Relacionadas