Categorias

Tudo que você precisa saber sobre Engenharia de Telecomunicações

Pare um pouco pra pensar como era a comunicação com aquele parente que morava longe quando você era criança, e de lá pra cá como tudo mudou… Essa mudança tem como pilar a tecnologia na área de telecomunicações.

A Engenharia de Telecomunicações é responsável pelo planejamento, projeto, operação e manutenção dos sistemas eletrônicos e de telecomunicações. O engenheiro formado nesse curso tem o objetivo de garantir a comunicação por meio de sistemas de telefonia, rádio e televisão, além da transmissão de dados em redes de computadores. Bora saber mais?

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES
Fonte: Pixabay, 2021.

Como o Engenheiro de Telecomunicações trabalha?

O Engenheiro de Telecomunicações está apto a exercer diversas funções estratégicas, atuando, no seu dia a dia, no desenvolvimento de sistemas e instalações de telecomunicações e manutenção dos seus equipamentos.

É esse engenheiro que é responsável pelo desenvolvimento do projeto e a operação de redes de comunicação com e sem fio, além de cabeamentos aéreos e subterrâneos. É preparado também para criar aparelhos e equipamentos utilizados em telecomunicações e dar suporte às redes implantadas.

O engenheiro de telecomunicações poderá trabalhar com recepção e transmissão de sinais, cuidar do sistema de cabeamento de dados e desenvolver novas tecnologias para o compartilhamento de informações.

Sendo assim, as principais áreas de atuação do engenheiro de telecomunicações são na infraestrutura de sistemas de telecomunicações, no suporte em tecnologias de mobilidade, no projeto de sistemas de transmissão de dados, na gestão de serviços na área de telecomunicações e na vendas de equipamentos.

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES
Fonte: Pixabay, 2021.

Onde você como Engenheiro de Telecomunicações poderá trabalhar?

O mercado na área de Engenharia de Telecomunicações está aquecido e a oferta de emprego é grande em todas as regiões do País. A previsão é que o mercado continue oferecendo boas oportunidades a estes profissionais nos próximos anos, já que as tecnologias na área são cada vez mais difundidas e utilizadas.

Os engenheiros de telecomunicações são contratados para cuidar da manutenção e modernização da infraestrutura de rede. O governo federal e as operadoras do setor são os maiores empregadores. 

Mas, se você optar por essa engenharia, poderá trabalhar em empresas de serviços de telecomunicações, de telefonia, de fibra ótica e de tecnologia da informação como distribuidoras de tv a cabo e internet. Fornecedoras de serviços de infraestrutura para telecomunicações também pode ser uma opção de trabalho. Poderá atuar ainda na indústria eletroeletrônica, fábricas de aparelhos de telecomunicação e eletrônicos, em órgãos reguladores, agências de fiscalização de serviços e em empresas e centros de pesquisa científica em novas tecnologias.

A adequação das empresas às normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assim como a implantação da rede 4G em todo o Brasil, são fatores que impulsionam a procura por profissionais. 

O engenheiro de telecomunicações também é muito requisitado para ajudar na montagem de eventos de grande porte que exigem infraestrutura e suporte técnico qualificado.

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES
Fonte: Pixabay, 2021.

 Bora Fechar!

O acesso à internet por banda larga no país vem aumentando exponencialmente nos últimos anos. Essa evolução abre boas perspectivas para os especialistas em telecomunicações. 

Além disso, está havendo uma migração em todo o país da tecnologia de rede 3G para 4G, cuja conexão é mais veloz. 

Tudo isso faz com que haja demanda para esse profissional no mercado de trabalho do país. Trouxe boas notícias né?

Postagens Relacionadas