Categorias

Novas Tecnologias para combate a Incêndio

Os avanços tecnológicos tem nos levado a lugares que nem poderiam ser imaginados pelos nossos antepassados, e isso não é diferente no combate ao incêndio. E estas novas tecnologias influenciado todas as áreas da engenharia. O objetivo deste artigo é tratar das novas tecnologias para área de segurança contra incêndio, principalmente no combate ao fogo.

A verdade é que essas novas tecnologias não vieram para substituir as formas tradicionais de combate ao incêndio. Mas vieram para auxiliar e trabalhar lado a lado com elas, aqui você vai conhecer as principais novidades da área, desde software à robôs de combate ao fogo.

A IOT – Internet of Things (Internet das Coisas)

É uma rede de sensores sem fio, de baixo consumo de energia. Recomendada para a instalação em florestas, que monitora poluentes decorrentes do processo de fogo. O monitoramento é feito 24hrs, e os dados são enviados a cada 90 segundos para a central.

Essa tecnologia pode ser aplicada também em construções, onde os sensores podem ser distribuídos em espaços de maior sensibilidade.

Drones

Os drones já são difundidos no mercado, e no combate ao fogo são utilizados para a prevenção precoce de incêndios florestais, como os que ocorreram recentemente na Floresta Amazônica brasileira e de países vizinhos.

Além disso, eles podem ser equipados com sensores térmicos, que ajudam não somente nos incêndios florestais, mas também dando panorama da situação aos bombeiros que pretendem ingressar em edificações em situação de incêndio.

Inteligência Artificial (AI)

A Inteligência Artificial, associada à coleta de dados a respeito dos incêndios, também é uma outra forma que as novas tecnologias têm ingressado no combate a incêndios e pânico. Com a aplicação dela, e a constante alimentação com dados, diversas inovações podem ser alcançadas no combate aos incêndios.

Robôs de Combate a Incêndio

Em 2018 o engenheiro elétrico José Carlos de Castro Júnior apresentou o “Unidroid”. O robô tem esteiras de tração em aço, suporta temperaturas acima de 600 graus Celsius e tem um canhão capaz de disparar 8 mil litros de água por minuto.

Embora sua operação é por controle remoto e ainda não usa Inteligência Artificial. Porém, a empresa já trabalha no desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado (VANT). Utilizando a IA, com tecnologia especializada no combate a incêndio em florestas.

Tecnologias Acessórias e Perspectiva de Futuro

Há uma forte tendência de mercado da miniaturização dos aparelhos, o próprio bombeiro pode se tornar um profissional ainda mais equipado, graças a isso. E é com aparelhos acessórios que os militares do corpo de bombeiros otimizam os limites de espaço e peso. Como é o caso dos aparelhos detectores de movimento, calor e geradores de imagens térmicas, essenciais para desabamentos ou outros desastres.

O fato é que cada vez mais precisamos estar acostumados e atentos as novas tecnologias existentes para nos tornarmos profissionais diferenciados no mercado. Não existe aquela conversa de que “vai passar” ou “é moda”. A verdade que com o constante avanço, o profissional de engenharia que não souber enxergar tendências e se adaptar a elas ficará obsoleto.

Postagens Relacionadas