Categorias

O alto índice de demissões por falta das Soft Skills: qual a habilidade comportamental mais requisitada pelas empresas?

Sabemos que o significado literal de Soft Skill é habilidades comportamentais, ou seja,   a capacidade interpessoais dos profissionais. Segundo pesquisa no ano de  2021, 64% das empresas não sabem como desenvolver habilidades comportamentais nos seus times e com isso geram impactos negativos financeiros.

Dessa forma, as organizações estão cada vez mais valorizando os comportamentos ocupacionais em seus processos seletivos, programas de treinamento e desenvolvimento. Acreditando que ao reconhecer essas habilidades, aproveitam melhor o profissional e trabalham seu desenvolvimento além de  melhorar a própria empresa. Além disso, é possível desenvolver e aprimorar as soft skills por meio de treinamento, feedback e prática.

Fonte: infomoney

Consequentemente, pesquisas apontam que a falta de habilidades interpessoais, como a falta de comunicação efetiva ou a dificuldade de trabalhar em equipe, pode levar à demissão de profissionais mesmo que eles tenham habilidades técnicas relevantes. Portanto, as soft skills são importantes para o sucesso profissional e devem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo da carreira.

Qual a Soft Skill mais desejada pelas empresas?

Fonte:Pixabay

Por isso, estamos vivendo em uma era de comunicação digital e das interações virtuais. Dessa forma, a habilidade de se comunicar com eficácia se tornou ainda mais essencial para as organizações. Pois, sua capacidade de se comunicar de forma clara, objetiva e persuasiva torna- se uma habilidade fundamental para o sucesso em qualquer ambiente de trabalho.. É por isso que a arte de se comunicar é, sem dúvida, a soft skill | habilidade comportamental mais desejada atualmente.

E como o profissional pode se desenvolver na habilidade da comunicação?

Assim, a comunicação não é uma habilidade inata, mas sim uma habilidade que pode ser aprendida e aprimorada como qualquer outra capacidade interpessoal. Existem técnicas para comunica-se de maneira eficaz, sendo preciso praticar a escuta ativa, a empatia, a clareza, a objetividade e a persuasão. É necessário aprender a adaptar a mensagem de acordo com o público, usar a linguagem corporal de forma consciente e escolher as palavras certas para transmitir a mensagem desejada.

Fonte:Pixabay

Nesse caso, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância da comunicação eficaz em seus negócios. Por isso, cada vez mais investindo em programas de treinamento e desenvolvimento de habilidades de comunicação para sua equipe. Os líderes passaram a reconhecem que ter uma equipe com excelentes habilidades de comunicação é um diferencial competitivo, podendo fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso nos negócios. Ainda mais a Soft Skill, habilidade comportamental mais falada atualmente.

E você?! Quais são suas melhores Soft Skills e quais precisa desenvolver pensando nas adaptações do mercado profissional.

Postagens Relacionadas