Categorias

O que é acessibilidade?

Acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”.
(Art. 3° da Lei Brasileira de Inclusão Lei n° 13.146/2015)

Acessibilidade
Acessibilidade no transporte público. Fonte: Canva 2021

Objetivos da Acessibilidade

Acessibilidade é a possibilidade de acessar um lugar, serviço, produto ou informação de maneira segura e autônoma, sem nenhum tipo de barreira, beneficiando a todas as pessoas, com ou sem deficiência, em todas as fases da vida.

acessibilidade
Fonte: Canva 2021

A importância da Acessibilidade

A acessibilidade deve ser levada a todos os cidadãos Brasileiros, independente de sua estatura, idade ou tipo de deficiência, de forma adequada, segura e autônoma.

Agora é tão desagradável não poder receber um deficiente em uma edificação por falta de instalações acessíveis, é não ter acesso a um site da web para pessoas com deficiência visual.

acessibilidade
Fonte: Canva 2021

Portanto as pessoas deficientes possuem os mesmos direitos dos demais cidadãos. Por isso, é fundamental que haja o respeito e os cuidados para que os deficientes não sejam excluídos do convívio em sociedade.

De acordo com o Censo 2010, cerca de 10% da população possui algum tipo de deficiência. No Brasil, cerca de 45.606.048 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o equivalente a 23,9% da população geral, , segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Essa deficiência pode ser visual, auditiva, motora, mental ou intelectual. Ainda segundo o censo do IBGE de 2010, a deficiência mais recorrente no Brasil é a visual (18,6%), seguida da motora (7%), seguida da auditiva (5,10%), e, por fim, da deficiência mental (1,40%).

A maioria ainda enfrenta imensa dificuldade no acesso a direitos básicos, como saúde, educação, habitação e trabalho.

Os 7 princípios do desenho universal

  1. Uso equiparável: destinado a pessoas com diferentes capacidades, tornado os ambientes iguais para todos;
  2. Uso flexível: com leque de preferências e habilidades;
  3. Simples e intuitivo: de fácil compreensão;
  4. Informação de fácil perceptível:  comunicação eficaz diante da informação necessária realizada através da visão ou audição;
  5. Tolerante ao erro: que diminui os riscos de ações involuntárias;
  6. Baixo esforço físico: com pouca exigência de esforço físico;
  7. Dimensão e espaço para aproximação e uso: que estabelece dimensões apropriados para o acesso, o alcance, a manipulação e o uso, independentemente do tamanho do corpo.

Afinal quando falamos de acessibilidade é normal nos questionarmos quem é o responsável no fim das contas? O governo? As empresas? As instituições especializadas? Sim, todos eles. E também eu e você! 

Setembro Verde

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por movimentos sociais, em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social, porém, a data só foi oficializada no Brasil pela Lei nº 11.133 em 14 de Julho de 2005.

Dia 21 Setembro celebramos  O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O dia foi escolhido por proximidade com a primavera que representa o renascimento das plantas e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

Desde o primeiro dia de luta até os dias atuais, muitos direitos foram conquistados. Porém, a falta de acessibilidade  que impede a locomoção e a comunicação  e o preconceito são barreiras que motivam a persistência.

Entretanto, apesar de ainda existirem diversos desafios, é importante lembrar as vitórias ao longo da história. Elas são motivações para continuar trabalhando por um futuro em que as pessoas com deficiência sejam vistas de forma igualitária e tenham seus direitos assegurados.

Postagens Relacionadas