Categorias

20 de setembro: o dia é nacional mas a engenharia química é universal

No dia 20 de setembro comemora-se o dia nacional da engenharia química. Para celebrar esse dia especial, que tal conhecermos um pouco mais dessa profissão!?

O profissional formado em engenharia química trabalha principalmente no desenvolvimento de processos químicos e produtos. Ou seja, tudo que envolve transformação de matéria podemos estar ciente que haverá a presença de um engenheiro químico. Assim, as atividades realizadas por esses engenheiros estão regulamentadas e legalizadas por meio da Lei Federal nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966.

behind the scenes of an amazing discovery - engenharia química imagens e fotografias de stock

A base da engenharia química

Conforme dito anteriormente, de forma implícita, o engenheiro químico está apto a aplicar seus conhecimentos em boa parte das indústrias, por exemplo, na construção civil, cosméticos, têxtil, alimentos e até no mercado financeiro.

Para tal, durante o curso de engenharia química o estudante se depara com um conteúdo abrangente e aprofundado.

ilustrações de stock, clip art, desenhos animados e ícones de ciência dia, dia químico - engenharia química

Além das matérias básicas, matemática, física, química e biologia, são obrigatórias as matérias de programação, termodinâmica aplicada, desenvolvimento de processos e projetos, bioquímica, operações unitárias, segurança e controle de processo químico, modelagem e simulação, controle de qualidade, cálculo de reatores e muito mais.

middle-aged man with hands behind his back in front of blackboard - engenharia química imagens e fotografias de stock

Em suma, com o desenvolvimento de novas tecnologias, os engenheiros devem se manter sempre atualizados através da leitura de  artigos científicos, demanda do mercado e muito mais.

Além disso, faz-se necessário que o profissional procure andar a milha extra. Ou seja, se diferenciar buscando conhecimento em outras áreas como economia, administração, gestão de pessoal. Afinal, a engenharia química é universal.

O salário do profissional da engenharia química

Em uma busca realizada no site salário, em 2021, foi levantado que o engenheiro químico ,que trabalha em regime de CLT,  possui o piso salarial girando em média R$ 7.844,91. Esse valor varia dependendo da experiência do profissional (júnior, pleno ou sênior) e do porte da empresa (micro, pequeno porte, médio porte e grande porte).

woman holding brazilian banknotes - cash imagens e fotografias de stock

Além disso, a localização da empresa e o grau de especialização em áreas correlatas à engenharia química são variáveis importantes e determinantes tratando-se de remuneração.

Concursos

Atualmente, temos uma carência de concursos e vagas para engenharia química. As poucas vagas disponíveis para atuar com a própria engenharia química são, por exemplo, na área de perícia das polícias civil, rodoviária e federal.

close-up of crime scene do not cross tape - perícia criminal imagens e fotografias de stock

Neste caso, o conteúdo programático vai muito além dos conhecimentos específicos da própria formação. Para o indivíduo ingressar nessa área deve possuir, sobretudo, um bom conhecimento de direito penal, direito civil e direito constitucional. Juntamente com os exames físicos, de saúde e psicológicos a serem realizados.

Sob o mesmo ponto de vista, se tratando da área militar, temos a abertura de vagas para ingresso na Marinha do Brasil , também com provas de conhecimento específico e aptidão física.

navy military during parade - marinha imagens e fotografias de stock engenharia química na marinha

Por analogia, deve-se ter ciência que após ser aprovado, a pessoa irá passar por um curso de formação, onde será desenvolvido seu caráter militar.

Em contrapartida, são abertas vagas para engenheiro químico atuar em refinarias de petróleo, companhias de saneamento e esgoto, dentre outros.

greenfield etanol de - engenharia química imagens e fotografias de stock

Conclusão

Desejamos a todos os profissionais da engenharia química felicidades e sucesso na profissão.  Aos estudantes, desejamos muito sucesso ao longo de sua jornada.

Por fim, aos que pretendem estudar engenharia química, saibam que estão fazendo uma excelente escolha. Apesar das dificuldades, serão muito felizes e não se verão fazendo outra coisa.

Postagens Relacionadas