Categorias
white wind turbine under white clouds and blue sky during daytime

Os pontos negativos das Energias Renováveis

Muitas pessoas ouvem palavras como “renovável”, “limpa”, e logo associam a fontes de energia perfeitas, que não trazem consigo impacto negativo algum. Na verdade, toda atividade humana gera impactos positivos e negativos no meio ambiente e na sociedade. Nesse sentido, o objetivo deve sempre ser maximizar as vantagens e minimizar as desvantagens da atividade em questão.

Os pontos positivos relacionados às fontes renováveis de energia são amplamente discutidos e divulgados. O intuito deste artigo é, portanto, trazer alguns impactos negativos referentes ao uso dessas fontes a fim de termos um debate mais rico a respeito desse tema tão importante.

meio ambiente

Impactos ambientais

Em se tratando de impactos ambientais, é interessante dar exemplos de diferentes fontes renováveis, pois cada uma apresenta suas peculiaridades.

Começando pelas hidrelétricas de grande porte, a inundação relacionada à construção do reservatório gera impactos na fauna e flora locais, além de contribuir de forma significativa, segundo alguns estudos, com a emissão de gases do efeito estufa durante os anos de operação devido à decomposição da matéria orgânica presente no fundo do reservatório.

Com relação às renováveis mais conhecidas, eólica e solar, tem-se um aspecto quase sempre presente que é a supressão vegetal.

De forma geral, para centrais de grande porte, há uma maior supressão vegetal em projetos solares do que em eólicos, dada a necessidade de instalação de painéis fotovoltaicos em uma extensa área.

usina solar

Tal supressão pode ainda causar impactos como o afugentamento de espécies locais. Dessa forma, é de suma importância o acompanhamento constante de biólogos e engenheiros ambientais em projetos com essas características.

Com respeito à energia eólica, existe um efeito bastante discutido: a mortalidade de aves devido à colisão com as pás dos aerogeradores em operação.

Mesmo que os números de mortes sejam inferiores se comparados às mortes por colisão em torres de rádio e telecomunicações, tal impacto deve ser considerado, principalmente em projetos que acabaram sendo instalados em rotas migratórias.

Ainda sobre a energia eólica, em específico o cenário offshore, existem estudos importantes envolvendo o impacto dessas usinas na fauna marinha.

Diferente da eólica onshore, bastante consolidada, o cenário de exploração eólica offshore é relativamente recente, abrindo espaço para estudos desse tipo.

A energia da biomassa, com uma participação considerável na matriz elétrica do Brasil, apresenta alguns impactos ambientais, principalmente quando se trata da combustão direta (da lenha, por exemplo), contribuindo com a emissão de dióxido de carbono.

Impactos sociais

Com relação aos impactos sociais oriundos da instalação de projetos de energia renovável, também é interessante mencionar alguns exemplos por fontes.

Algumas centrais fotovoltaicas de grande porte são instaladas em regiões agricultáveis.

Após a instalação, os proprietários das terras acabam ficando impossibilitados de continuar seus cultivos, devido a presença dos paineis solares, que ocupam grande parte da área.

Em se tratando de energia eólica, temos os efeitos de ruído e “shadow flicker” gerados durante a operação dos aerogeradores. O shadow flicker, ou efeito estroboscópico, está relacionado à sombra dinâmica das pás em residências, escolas, etc. A exposição prolongada a esse efeito pode causar danos à saúde.

shadow flicker

Há um distanciamento mínimo entre as turbinas eólicas e as residências a ser respeitado, porém, tais efeitos podem continuar sendo sentidos, fazendo-se necessário um monitoramento dessas famílias próximas.

Outro aspecto que vem sendo discutido é a presença dos chamados “Filhos dos ventos”.

Durante a implantação de parques eólicos, algumas empresas são contratadas de forma temporária (alguns meses) e seus colaboradores acabam engravidando mulheres da região sem assumir a paternidade. Dessa forma, é criado mais um problema social em regiões que, na maioria das vezes, são pobres.

Com relação às hídricas, para a formação de seus reservatórios, muitas vezes é preciso retirar a população ribeirinha de suas moradias. Ainda que essa retirada seja realizada por meio de indenizações, alguns moradores são contra.

Energia renovável: então, é tudo marketing?

De maneira alguma! Se o objetivo deste artigo fosse elencar os pontos negativos das outras fontes de energia, principalmente os combustíveis fósseis, ele seria bem mais longo que este. Vários dos aspectos levantados aqui também estão presentes em fontes não renováveis de energia.

Mineração de Carvão

As maiores emissões de gases do efeito estufa por usinas térmicas, a supressão vegetal presente na indústria do carvão, a presença de rejeitos radioativos das nucleares, contribuição com o aquecimento global. Portanto, esses são só alguns dos pontos a considerar na comparação.

Estamos passando por um processo de transição energética, no qual o mundo busca tornar sua matriz energética mais renovável.

Um ponto importante disso tudo é que essa diversificação da matriz está atrelada também a ganhos financeiros (vide crescimento do setor de energia renovável nos últimos anos). Ou seja, isso é o que torna esse processo sustentável e inevitável.

No final do dia, os pontos positivos das energias renováveis superam seus pontos negativos. Assim, fazendo com que o uso de tais fontes seja não só o presente mas o futuro de nosso desenvolvimento como sociedade.

Postagens Relacionadas