Categorias

Queda de Sacadas: Saiba como evitar este acidente

Várias são as causas que podem levar à queda de sacadas. Os principais motivos são as falhas na montagem das armaduras e a falta de manutenções periódicas.

Os problemas estruturais em edifícios representam uma grave preocupação para os moradores e para as pessoas que transitam próximo a ele, uma vez que comprometem a segurança e geram sensação de insegurança constante. Esses problemas podem incluir fissuras, rachaduras, infiltrações, deterioração, entre outros. Assim, quando essas falhas estruturais ocorrem, os residentes ficam expostos a diversos riscos, como desabamentos e colapsos imprevistos.

Com certa frequência vemos notícias sobre edifícios que apresentam problemas estruturais. Um exemplo é o caso do prédio de Belém do Pará, onde a sacada do último andar caiu e, como um efeito dominó, derrubou todas as outras 12 sacadas abaixo dela. Felizmente este incidente ocorrido em maio não deixou nenhum ferido, apenas causou danos materiais e um grande susto aos moradores. Você pode ler a notícia na íntegra clicando aqui.

Queda de sacada em Pato Branco – PR
Fonte: Diário do Sudoeste

E por que as sacadas caem?

As sacadas de um prédio podem cair por várias razões, geralmente relacionadas a problemas de segurança estrutural ou manutenção inadequada. Alguns motivos que podem levar a quedas dessas estruturas são:

  • Defeitos de construção: erros durante a construção da sacada, como cálculos incorretos de carga, uso de materiais inadequados ou técnicas de construção defeituosas;
  • Falta de manutenção: a falta de manutenção adequada ao longo do tempo pode levar a corrosão ou deterioração das partes estruturais da sacada;
  • Sobrecarga: sacadas são projetadas para suportar uma carga específica, incluindo o peso próprio, das pessoas e móveis. Se a carga exceder os limites de projeto, a sacada pode se tornar instável e colapsar;
  • Vibrações excessivas: movimentos do prédio causados por ventos fortes ou outros fatores podem afetar a estabilidade das sacadas, caso o edifício não tenha sido projetado para absorver esses movimentos.

Além disso, um dos fatores que mais causa o desabamento de lajes é a montagem de maneira incorreta das suas armaduras de aço. Como exemplos desta montagem incorreta, pode-se citar o posicionamento errôneo da armadura principal, a falta de armadura de cisalhamento e falhas na ancoragem.

O posicionamento incorreto da armadura principal pode levar a uma distribuição inadequada de cargas, resultando em tensões desequilibradas e riscos de falha estrutural. Já a falta de armaduras de cisalhamento, especialmente nas regiões de apoio e nas conexões com o edifício, pode resultar em falhas estruturais. Por fim, as barras devem ser adequadamente ancoradas nos elementos estruturais adjacentes para garantir uma conexão segura, sendo que a falta de ancoragem adequada pode resultar em movimentos e deslocamentos indesejados da estrutura.

Como evitar a queda das sacadas?

As sacadas requerem manutenção regular para garantir sua segurança e funcionamento adequado. Algumas medidas podem ser tomadas para evitar os incidentes, como, por exemplo, inspeções visuais para identificação de danos, corrosões ou outros problemas, o reparos de fissuras, rachaduras e corrosões e também a manutenção dos elementos que compões o sistema.

É importante ressaltar que cada caso de queda de sacada é único e pode ter circunstâncias específicas. Em geral, é essencial que os proprietários e administradores de prédios realizem inspeções regulares, manutenção adequada e sigam as diretrizes de segurança estrutural para garantir a integridade das sacadas e prevenir acidentes.

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

O alto índice de demissões por falta das Soft Skills: qual a habilidade comportamental mais requisitada pelas empresas?

Sabemos que o significado literal de Soft Skill é habilidades comportamentais, ou seja,   a capacidade interpessoais dos profissionais.…
consulte Mais informação

Engenharia Metalúrgica: o mercado de trabalho de um jeito que ninguém nunca te contou

Engenharia Metalúrgica: Complementa a Engenharia de Minas. É um ramo da Engenharia de Materiais. Dá suporte a Engenharia…