Categorias
Certificações SOLIDWORKS

Certificações gratuitas para usuários SOLIDWORKS com contrato ativo (CSWP)

Junto ao contrato ativo de manutenção (subscrição) existem diversos benefícios de valor agregado ao SOLIDWORKS, como o acesso às versões mais recentes do programa, suporte técnico e entre outros benefícios, o acesso às certificações.

O SOLIDWORKS CAD é um dos softwares de modelagem 3D mais usados e também uma solução da empresa Dassault Systemes. Ele oferece a seus usuários com o contrato ativo de manutenção a possibilidade de realizarem certificações gratuitas de suas competências na solução.

Dessa forma o usuário certificado beneficia seu currículo profissional com os títulos obtidos, ficando bem posicionado no mercado de trabalho e beneficia também a empresa da qual faz parte, que terá uma equipe certificada e reconhecida na ferramenta que utilizam, passando maior confiança a seus clientes.

Certificações para usuários com contrato ativo
Certificações para usuários com contrato ativo

Exames

É possível escolher entre dois exames principais e dois avançados, por ano, para cada licença SOLIDWORKS.

Como o programa tem recursos para diversas especialidades, existem assim diversas certificações. As principais em termos de conhecimentos gerais são a CSWA e CSWP.

Depois que certificado em uma delas, é possível tentar as avançadas em áreas específicas como Moldes, Soldagens, Superfícies, entre outras. Veja o catálogo aqui.

Certificações gratuitas
Fonte: Javelin

A CSWP

A CSWP (Profissional certificado em SOLIDWORKS) testa os conhecimentos do indivíduo em projeto e análise de peças e montagens parametrizadas, sendo necessário usar assim diversos recursos do SOLIDWORKS. Com essa certificação o usuário é reconhecido como profissional na ferramenta e está apto a tentar obter as demais especializações disponíveis.

Caso possua licenças SOLIDWORKS com contrato ativo é possível realizar as provas gratuitamente. Por outro lado, caso não tenha uma licença com contrato ativo, pode comprar as certificações diretamente no site.

Todos os candidatos que passam na prova recebem certificados digitais e aparecem, se desejarem, em uma lista disponível para qualquer um que queira checar essas informações. 

Quais os requisitos?

Segundo a própria SOLIDWORKS recomenda em seu site, o ideal é que o usuário tenha noções básicas em SOLIDWORKS (detalhamento, modelagem avançada de peças e modelagem avançada de montagens).

SOLIDWORKS 2015 instalado ou posterior também é recomendado.

Quanto tempo leva o exame?

O exame pode ser feito de uma vez ou dividido em três segmentos. A opção segmentada permite realizar cada segmento no melhor momento para você.

Cada segmento é analisado individualmente, ou seja, se você falhar em algum, há a opção de comprar apenas aquele segmento e tentar novamente.

Os segmentos

O exame está dividido em três segmentos, tendo o primeiro aproximadamente 70 minutos, já o segundo 50 minutos e por fim o último com 80 minutos.

Durante a primeira parte o foco é na modelagem avançada de peça, analisando se o usuário tem uma boa visão quanto às boas práticas de modelagem e parametrização. Na sequência, mais alguns recursos avançados como configurações e edição de recursos são usados.

Por fim, é avaliado o conhecimento geral em montagens, desde a construção até a edição de componentes e posicionamentos. A análise das propriedades físicas dos elementos também é um ponto analisado.

Onde estudar?

aqui uma amostra preparatória do exame feita pela equipe SOLIDWORKS com exercícios relacionados e dicas importantes! Também é possível estudar para a prova com vídeos disponíveis na comunidade MYSOLIDWORKS, bem como realizando um treinamento com uma revenda oficial.

Todas as certificações são feitas de forma on-line, assim como há um período de espera mínimo de 14 dias entre cada tentativa do mesmo exame. Por fim, prepare-se para as provas estudando constantemente as ferramentas, sendo assim um profissional cada vez mais capacitado, nesse mercado tão concorrido, onde cada detalhe faz a diferença no final.

Postagens Relacionadas