Categorias

Novidades do DraftSight 2022!

A Dassault Systèmes é responsável por diversas tecnologias famosas e reconhecidas no mercado de projetos. Entre elas, podemos citar o CATIA, SOLIDWORKS e a que vamos abordar hoje, o DraftSight, como algumas das principais soluções da Dassault.

O DraftSight é a solução 2D da desenvolvedora do SOLIDWORKS que, assim como seu parceiro 3D, traz novidades e melhorias na versão 2022. As novidades trazem maior facilidade de transição para usuários que estão migrando de outras plataformas, como o AutoCAD, por exemplo.

Para mais informações sobre pacotes e funcionalidades além das tratadas a seguir, recomendamos acessar o site do produto ou contato direto com as revendas.

Blocos personalizados com múltiplas variações

Muitos projetos incluem o uso de conjuntos de blocos devido às variações de formatos, tamanhos e orientações. Tudo isso leva a uma grande quantidade de blocos e arquivos referenciados, o que acaba tornando o gerenciamento do desenho difícil e aumentando o tamanho do arquivo para armazenamento. No DraftSight 2022, é possível integrar tudo isso em um único bloco personalizado, que, com sua flexibilidade, permitirá reduzir a quantidade de blocos e desenhos derivados.

Draftsight,CAD,SOLIDWORKS
Fonte: SKA,2021

Converter e editar blocos dinâmicos do AutoCAD

Draftsight,CAD,SOLIDWORKS
Fonte: SKA,2021

Os blocos dinâmicos do AutoCAD são amplamente usados pela comunidade de usuários DWG. No DraftSight, agora é possível converter os blocos dinâmicos em blocos personalizados do próprio software e editá-los com as suas configurações. Isso permite uma maior reutilização de desenhos vindos de outra plataforma e facilita a migração para o DraftSight.

Draftsight,CAD,SOLIDWORKS
Fonte: SKA,2021

Gerenciamento de múltiplas folhas com uso de tabelas, conjunto de seleções, empacotamento e publicação de DWF

Um trabalho que vem exigindo muito esforço e tempo é o gerenciamento e impressão de grandes quantidade de folhas de desenhos em projetos DWG. Desde o DraftSight 2021, usuários conseguem trabalhar melhor o gerenciamento destas folhas com o Sheet Set Manager.

Otimizando ainda mais este recurso, é possível criar e atualizar uma tabela de lista de folhas com acesso direto aos arquivos, como uma espécie de sumário. Está incluso o uso dos conjuntos de seleções que permitem selecionar rapidamente folhas específicas para utilizar quando necessário.

Draftsight,CAD,SOLIDWORKS
Fonte: SKA,2021

Frequentemente os detalhamentos possuem grandes quantidades de referências externas em seus desenhos, como imagens, blocos etc. Estas referências auxiliam a reduzir duplicações e a facilitar a atualização de informações e a padronização.

Entretanto, é muito comum ocorrerem problemas como referências externas ausentes ao compartilhar esses arquivos de desenhos. Agora, na versão 2022, é possível empacotar desenhos e suas referências com apenas um clique para um compartilhamento eficiente e prático.

Draftsight,CAD,SOLIDWORKS
Fonte: SKA,2021

O DWF é um formato popular entre usuários vindos do AutoCAD e utilizado em algumas colaborações entre soluções 2D diferentes. Sendo assim, nesta nova versão do DraftSight, a exportação de DWF foi otimizada para diminuir a barreira de comunicação e otimizar o tempo deste processo.

Draftsight,CAD,SOLIDWORKS
Fonte: SKA,2021

Modo escuro

Passar longas horas na frente do computador é uma realidade para muitos hoje em dia, principalmente tratando-se de projetistas. Este é um fator que pode causar grande exaustão na visão, especialmente com o uso de telas muito claras. Para reduzir este desgaste e aliviar a fadiga, o DraftSight ganha, a partir de agora, o Modo Tela Escura. Além disso, todos os recursos de interface foram redesenhados para se encaixar neste novo modo, de forma a trazer uma experiência mais confortável ao usuário.

Draftsight,CAD,SOLIDWORKS
Fonte: SKA,2021
Esse artigo foi baseado no post feito no blog da SKA, acesse-o clicando aqui.
Postagens Relacionadas