Categorias
acessibilidade

Termos acessíveis, Filmes, livros e muito mais do que você precisa saber sobre acessibilidade!

O que são termos acessíveis?

O termo acessível se refere ao meio físico e o meio de comunicação, este termo se aplica a quais quer grau de mobilidade humana;  vemos diferentes cenários que é visível a acessibilidade, em edifícios, equipamentos urbanos, algo que possa ser alcançado, acionado ou usado por qualquer pessoa inclusas as que tem uma mobilidade mais especifica. A lei garante o direito a acessibilidade e cobra que sejam realizadas medidas para que se realizem ações a fim de promover o acesso a todos.

Porque devemos saber usar?

Deve-se conhecer as mais variáveis formas de acessibilidade, para ser o principal objetivo de incluir as pessoas em ambientes variados; quando temos esse conhecimento e direcionamos ao foco principal é visível que haverá mudanças que irão melhorar a rotina e a forma de viver destas pessoas.

Como usarmos a tecnologia como ferramenta?

Com os avanços diários da tecnologia, é possível realizarmos estudos e pesquisas voltadas a melhorar o acesso a diferentes ferramentas e mostrar a população as inovações e como pode ser implantado no cotidiano.

Entre vários meios de propagação do acesso a acessibilidade observamos mais facilmente em livros, filmes e series.

Nesta lista estão inclusos alguns filmes/livros e series que trazem o tema de acessibilidade.

1- A teoria de tudo

Baseado na história de Stephen Hawking, o filme expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.

2- Feliz ano velho

Trata da experiência autobiográfica do autor, que relata o acidente que o deixou tetraplégico depois de um mergulho em um lago às margens da Rodovia dos Bandeirantes, em 14 de dezembro de 1979, após bater acidentalmente com a cabeça no fundo do lago, perdendo os movimentos do corpo ele e transferido de um hospital a outro enfrentando médicos reticentes. Mostra a dificuldade que muitas pessoas sofrem com essa situação e a força de vontade que um homem tem de ter para se inserir novamente na sociedade, enfrentando seus problemas e medos.

3- Intocáveis

Um milionário tetraplégico contrata um homem da periferia para ser o seu acompanhante, apesar de sua aparente falta de preparo. No entanto, a relação que antes era profissional cresce e vira uma amizade que mudará a vida dos dois.

4 -O filho eterno

O casal Roberto e Cláudia aguardam a chegada de seu primeiro bebê. A notícia de que seu filho seria portador de Síndrome de Down faz Roberto, que é escritor, ter dificuldades com a paternidade.

5- Hoje eu quero voltar sozinho

Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega em seu colégio, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

6- A pessoa é para o que nasce

O filme conta a história de três irmãs cegas que viveram a vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do nordeste do Brasil.

7- Sem asas ao amanhecer

Exemplar em Ótimo estado livre de danos rasuras ou anotações dorso firme cortes e paginas claro. Sinopse: O livro relata a história real de Luciana Scotti após um acidente de AVC, sua vida dividida em duas partes extintas, em que precisou aprender a lidar.

8- Crip camp

Um acampamento de verão para adolescentes com deficiência motiva um grupo de jovens a criar um movimento em busca de novos caminhos para um mundo com mais igualdade.

9- The Fundamentals of Caring

The Fundamentals of Caring acompanha a história de Ben, um escritor que decide ser cuidador após sofrer uma tragédia pessoal. Seu primeiro cliente, Trevor, é um jovem boca-suja de 18 anos com distrofia muscular. Juntos, eles embarcam em uma viagem por todos os lugares com os quais Trevor ficou obcecado assistindo ao noticiário de TV, incluindo seu Santo Graal: o buraco mais profundo do mundo.

10- Psicologia e inclusão: Atuações psicológicas em pessoas com deficiência

Inclusão de pessoas com deficiência é um tema que ganhou toda a sociedade brasileira e chegou às faculdades de Psicologia. Só que pouco se tem escrito e publicado sobre a atuação de psicólogos dentro desse novo modelo social que busca a construção de uma sociedade igualitária para todos.

11- Introdução a psicologia e pessoas com deficiência

Em sua segunda edição, este livro pode parecer comum às demais obras nesta área; mas o seu diferencial estará na linguagem e abordagem direta e concisa. Não visa fugir dos currículos oficiais das ditas “Psicologias do Excepcional” – oferecidas nos cursos das universidades, mas, uma vez em que estão focadas há mais de quatro décadas praticamente em classificações médicas/técnicas das deficiências -, propondo-se uma estimulação à reflexão e ideias/propostas de intervenções clínicas, sociais e educacionais junto às pessoas com deficiência, visando tirar desses cursos o cunho apenas classificatório, tornando-os funcionais e dinâmicos.

12- As pessoas com deficiência na história do Brasil

“O motivo que me levou a escrever esta obra foi para reforçar a minha teoria que a maioria das questões que envolvem as pessoas com deficiência no Brasil – por exemplo, mecanismos de exclusão, políticas de assistencialismo, sentimentos de piedade, caridade, inferioridade, oportunismo, dentre outras – foi construída culturalmente. Isso, mesmo não interpretado explicitamente, poderá ser notório nas entrelinhas dos capítulos que se sucedem. E, questões culturais demoram a ser revertidas, além de necessitarem de estratégias bem elaboradas.”

13- Pessoas com deficiência e direitos humanos

Pessoas com deficiência e direitos humanos aborda, com base na realidade brasileira e espanhola, a ótica da diferença, as várias faces que envolvem a pobreza, a exclusão e a discriminação das pessoas com deficiência. Os processos de luta pela dignidade e igualdade tem entre seus principais instrumentos as ações afirmativas direcionadas à inclusão social das pessoas com deficiência.

14- Flores para Algernon

Uma cirurgia revolucionária promete aumentar o QI do paciente. Charlie Gordon, um homem com deficiência intelectual severa, é selecionado para ser o primeiro humano a passar pelo procedimento. O experimento é um avanço científico sem precedentes, e a inteligência de Charlie aumenta tanto que ultrapassa a dos médicos que o planejaram. Entretanto, Charlie passa a ter novas percepções da realidade e começa a refletir sobre suas relações sociais e até o papel de sua existência. Delicado, profundo e comovente, Flores para Algernon é um clássico da literatura norte-americana.

Observação: em alguns casos a pessoa tem ou acaba desenvolvendo algum grau de mobilidade ao longo do filme/livro.

Postagens Relacionadas