Categorias
Madeira pegando fogo

Tinta antichamas para madeira!

Sabemos que quando uma superfície de madeira é exposta à chamas ela aquece até que, consequentemente, comece a pegar fogo. A imagem abaixo é até bonita, porém, não gostaria de estar por perto, e você?

Madeira pegando fogo
Madeira pegando fogo

Pesquisadores brasileiros (É DO BRASIIIIIIL), da Universidade Estadual de Campinas desenvolveram um novo material retardante de chamas. Esse material está sendo usado na fabricação, por exemplo, de tintas que fazem o impedimento de propagação de chamas em superfícies e construções de madeira.

Vamos conhecer esse material antichamas para madeira?

Chamado de ERG, que é uma sigla em inglês para grafite esfoliado e reorganizado, é constituído por fibras de celulose que esfoliam cristais de grafite. Quando as tintas são aplicadas e secam, os cristais se reorganizam, formando longos revestimentos de grafite laminado que possui condutividade térmica, elétrica e resistência à chamas otimizadas.

Bom, vocês sabem o que é grafite? Basicamente, grafite é um mineral ultraleve, constituído por lâminas de grafeno empilhadas. Com a estratégia de esfoliação, os pesquisadores conseguiram desenvolver filmes de grafite reorganizados com resistência muito mais baixa que a do grafeno e, dessa forma, conseguiram fazer filmes mais espessos que conseguem conduzir muito bem a eletricidade e o calor. Dessa forma, retardando às chamas, onde o ERG permite que o calor se espalhe pela superfície.

Esse tal de ERG possui um segredo a mais e eu vou contar para vocês. Ele possui em sua composição nanopartículas à base de alumínio, que ajuda a dissipar o calor também. A imagem abaixo mostra como é visualmente o retardadamento de chamas mostrando alguns tipos de madeiras com e sem o revestimento.

Madeira natural (esquerda), madeira apenas com ERG (centro) e madeira protegida pela nova tinta desenvolvida pela equipe (direita). [Imagem: Galembetech]
Madeira natural (esquerda), madeira apenas com ERG (centro) e madeira protegida pela nova tinta desenvolvida pela equipe (direita). [Imagem: Galembetech]

Além dessa camada de ERG sobre a madeira conduzir o calor de forma eficiente para fora do ponto de contato com a chama, ela dificulta o acesso do oxigênio do ar à madeira, possuindo assim um isolamento. Segundo testes independentes, realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a tinta contendo ERG alcança o nível mais alto na classificação estabelecida pelas normas técnicas para avaliar a eficiência contra as chamas. O foco são os produtos de madeira industrial para portas, vigas, caibros e assim por diante. 

Gostou da matéria? Para saber mais acesse aqui.

Postagens Relacionadas