Muitas pessoas acreditam que o PDCA é apenas uma ferramenta, e por isso acabam não utilizando da melhor maneira possível.
A princípio, costuma-se encarar o PDCA como uma ferramenta e seu passo a passo para a realização de projetos, mas, o PDCA não é “só” isso. O PDCA é uma metodologia que promove a melhoria contínua de processos em geral e que pode ser aplicada em qualquer ambiente que você desejar.
O PDCA É UMA CULTURA
Eu particularmente gosto de pensar no PDCA como uma cultura e, dessa forma, eu passo a aplicar o conceito em tudo o que faço e não apenas em projetos e processos.
Usar esse modelo mental para minhas atividades me permite, intrinsicamente, criar um padrão para todas as outras atividades que eu realizo.
Nesse sentido, vou trazer uma aplicação 100% prática para vermos juntos o quanto essa metodologia pode ser explorada.
COMO FAZER UMA CAFÉ?
Vou te ensinar fazer um café utilizando o PDCA, sem chances de errar ☕️?
Em primeiro lugar, vamos para a etapa de PLANEJAMENTO do nosso café. Eis as etapas:
1. Qual pó você irá utilizar?
2. Qual a quantidade de pó?
3. Qual a quantidade de agua irá ferver?
4. Qual a temperatura da agua deseja alcançar?
5. Qual filtro de café irá usar?
6. Qual xícara irá usar?
Logo depois de ter realizado o planejamento do PDCA para um café perfeito, chegou a hora de EXECUTAR tudo aqui que foi planejado e, por isso, executaremos as seguintes atividades:
1. Acender fogo a 180˚ C;
2. Colocar agua para ferver;
3. Ferver agua por 6 min;
4. Colocar filtro na garrafa de café;
5. Colocar 50g de pó no filtro;
6. Colocar a agua quente no filtro;
7. Ao finalizar, fechar a garrafa.
Então, chegamos no melhor momento de todos (aqui não é do PDCA que estou falado, é do café mesmo hehe), a hora de experimentar o café, o que no PDCA chamaremos de CHECAR, essa é uma etapa de controle das atividades que estão sendo realizadas.
1. Beber o café;
2. Verificar se temperatura está ideal;
3. Verificar se café está doce ou amargo.
Finalmente, após termos planejado, executado e conferido os resultados, iremos para a etapa de AÇÃO do PDCA, que é onde decidiremos se os resultados estão de acordo com o planejado ou não e tomaremos nossas decisões sobre quais os próximos passos.
1. Café está de acordo? Beba e veja se pode fazer algo para melhorar!
2. Café não está nos padrões? Reveja o processo e faça novamente!
O MODELO BÁSICO DE GESTÃO
Por ultimo, como sempre falo, o PDCA é o modelo mais básico e mais completo de gestão e, podemos utilizá-lo em qualquer ação que formos realizar!
Agora, me diz uma coisa: você já fez algum PDCA para algum “processo diferentão”?
Por ultimo, caso não, faça o teste, pegue qualquer coisa que queira e faça um PDCA. Como sempre falo por aqui, tudo é PRÁTICA E REPETIÇÃO!