Estádio com capacidade para 42 mil torcedores fará parte de um complexo multiuso com hotéis, teatro, estacionamento para seis mil veículos, prédios comerciais e um shopping.
A Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo no Rio Grande do Norte (Secopa-RN) anunciou na última quarta-feira (26) que as obras da Arena das Dunas, em Natal, estão 50% concluídas. O estádio terá capacidade para 42 mil torcedores, sendo 10 mil assentos removíveis. A previsão de entrega é para dezembro de 2013.
Atualmente, a construtora OAS, responsável pela obra, está realizando a montagem do anel superior e finalizando o anel inferior das arquibancadas. Ao todo, são 1.600 operários trabalhando em três turnos.
A construção da Arena das Dunas foi iniciada em agosto de 2011, com a demolição do Estádio do Machadão e do ginásio Machadinho. Essa etapa foi realizada mecanicamente e todo o material foi reutilizado na própria obra, com exceção das ferragens, que foram levadas diretamente para uma siderúrgica.
Posteriormente, começaram as fases de terraplanagem e de fundação. Segundo o Governo do Rio Grande do Norte, cerca de 3.300 estacas de concreto foram utilizadas no local.
Em paralelo à fundação, a construtora OAS também iniciou a implantação dos 800 pilares de sustentação dos pavimentos e das arquibancadas do estádio. Os pilares tinham até 18 m de altura e pesavam 22 t. Com isso, pôde ser iniciada a montagem das vigas-jacarés das arquibancadas, etapa que ainda está em execução atualmente.
O projeto do Estádio das Dunas, desenvolvido pelo escritório brasileiro Coutinho, Diegues e Cordeiro Arquitetos em parceria com o escritório inglês Populous, prevê a completa reurbanização do local, com a implantação do novo estádio para os jogos e de um complexo multiuso, hotéis, teatro, estacionamento para seis mil veículos, prédios comerciais e um shopping, além dos novos Centros Administrativos do Estado e do município.
O investimento na construção da nova arena é de R$ 417 milhões, sendo R$ 396,5 milhões de financiamento federal. A Arena das Dunas vai receber quatro partidas da fase de grupos da Copa do Mundo de 2014.