Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) pesquisam o desenvolvimento de um novo tipo de bateria que utiliza uma célula líquida para armazenar e fornecer energia.
A pesquisa é direcionada principalmente para automóveis elétricos, para que sejam solucionados problemas de baixa autonomia e grande tempo para recarga.
A ideia é efetuar a recarga substituindo o líquido na bateria (chamado de Cambridge Crude). Desta forma, o novo eletrólito já estaria carregado e o processo de recarga de uma bateria seria semelhante ao abastecimento de combustível em um carro com motor a combustão.
O líquido drenado pode ser recarregado e reutilizado para abastecer a bateria de outro veículo, solução chamada de eco-friendly, o que faz do projeto ser uma solução interessante para o problema, uma vez que, além de oferecer mais praticidade aos carros elétricos, não gera dejetos.
Os pesquisadores do MIT estimam que um protótipo operacional esteja em pleno funcionamento para testes em 2013, quando estarão disponíveis carro, bateria, bombas de abastecimento de descarga e estruturas de armazenamento do líquido.
Foto 1 – Protótipo de um posto de recarga
Foto 2 – O líquido preto no recipiente é a célula líquida Cambridge Crude.
Via: Blog da Mauá
Bateria com célula líquida de energia para veículos elétricos
6 de janeiro de 2012
Read next
Interview Kickstart treina 17 mil engenheiros para vagas FAANG com salários até 1,28 milhão de dólares
17 de dezembro de 2025
New Engineering Manager Interview Prep Course by Interview Kickstart: Prepare-se para as Entrevistas FAANG de…
3 min read
CERN produz o primeiro feixe de anti-hidrogênio
8 de fevereiro de 2014
Pela primeira vez, o experimento ASACUSA (sigla em inglês para Espectroscópio Atômico e Colisões Usando…
3 min read
Conheça as Profissões Mais Promissoras para 2024 com Salários que Podem Chegar a R$ 78 Mil
3 de janeiro de 2024
O mercado de trabalho está em constante evolução, e com a chegada de 2024, algumas profissões prometem se…
2 min read
↪ Marcelo Odebrecht é eleito o Eminente Engenheiro do Ano
16 de novembro de 2012
O título de Eminente Engenheiro do Ano é concedido pelo Instituto de Engenharia desde 1963 em…
1 min read
