Categorias

Mas afinal: Como funciona o Mercado Financeiro?

Acredito que você já se deparou com propagandas sobre o Mercado Financeiro antes de assistir um vídeo no Youtube, estou certo? Pois é, o mercado a cada dia que passa cresce de maneira exponencial, e se você não acordar vai ficar de fora! Quer atuar no mercado financeiro? Mas como funciona o Mercado Financeiro?

Mas afinal: Como funciona o Mercado Financeiro?
Mas afinal: Como funciona o Mercado Financeiro?

Como havia dito no primeiro artigo dessa coluna, você pode atuar no mercado financeiro como investidor ou profissional do mercado. Faz total sentido pra você caro estudante e/ou engenheiro está próximo. Não se preocupe! Se você que não conhece bem o mercado financeiro, nos acompanhe porque daremos uma volta pelo mundo.

O que é o Mercado Financeiro?

Resposta bem simples: É o lugar onde os compradores e vendedores se encontram para adquirir produtos financeiros. Vamos á uma analogia:

Imagine que você está numa feira de domingo de manhã. Tem as barracas/vendedores, os produtos e os compradores. Lá você procure as melhores oportunidades pra comprar um produto de qualidade por um preço justo. Você pode encontrar vários tipos de tomates com preços e qualidades diferentes. O mesmo tomate pode ter preço e valor diferentes dependendo da estação ou da realmente do mercado. Faz sentido?

Talvez você nunca percebeu, mas por trás daquelas pessoas e produtos da feira existem outras pessoas que trabalham com conhecimentos específicos. Porém, não é qualquer um que sabe exatamente o processo para o tomate chegar bem até o cliente final. O que eu quero dizer com isso? Muitos profissionais atuam dentro para trazer vida ao que chamamos de mercado financeiro.

Participantes do Mercado Financeiro

Mas afinal: Como funciona o Mercado Financeiro?
Mas afinal: Como funciona o Mercado Financeiro?

Eu sei, é muita informação, mas vamos em frente! Para você atuar no mercado financeiro, é preciso conhecer um pouco da parte burocrática do mercado financeiro.

Emissores | O próprio nome diz, emitem os produtos para o mercado como títulos públicos, emissão de dívidas de bancos e empresas, além de ações das empresas. Exemplo: Instituições Financeiras e Empresas Privadas

Intermediadores | Bancos e Corretora de Valores Mobiliários

Investidores | Pessoas físicas e jurídicas

Órgãos Reguladores

CMN – Conselho Monetários Nacional | Órgão máximo. Garante a normalização do mercado financeiro e supervisiona o trabalho do BC e da CVM;

Banco Central do Brasil | Supervisiona o Mercado Financeiro e controla a emissão de moedas (entre outras atribuições);

CVM – Comissão de Valores Mobiliários | Fiscaliza o mercado de Valores Mobiliários.

Como os produtos do mercado são divididos?

Mercado de Crédito |Crédito para consumo e capital de giro

Mercado de Câmbio |Troca de moeda e diferentes países

Mercado de Capitais | cuida das empresas com capital aberto, ou seja, que negocia suas ações através da bolsa de valores, que regula a oferta e a demanda pelos papéis das companhias.

Mas afinal: Como funciona o Mercado Financeiro?
Mas afinal: Como funciona o Mercado Financeiro?

Meus amigos, por hoje é só!! Gostaria de dar um spoiler aqui: Será bem incrível mergulhar e entender a sistemática do mercado. Nem tudo está diante de nossos olhos. Posso contar com você para o próximo destino?

Até logo!!

Quer tirar dúvidas sobre investimentos? Entre em contato com um Assessor de Investimentos.

Postagens Relacionadas