Cientistas do Lawrence Livermore National Laboratory que estão tentando produzir energia a partir da fusão nuclear, informaram que deram um grande passo em sua pequisa, que visa aproveitar o processo usado originalmente em bombas de hidrogênio para produzir energia limpa e abundante.
Eles conseguiram criar um tipo de fusão bombardeando isótopos de hidrogênio (deutério e trítio) com feixes de 192 poderosos lasers, para comprimi-los a assim fundi-los em nível atômico. Isso gerou uma grande quantidade de calor e, com outras reações nucleares, geraram mais energia do que o combustível possuía originalmente.
A fusão nuclear é o processo que ocorre nas estrelas em todo o Universo, produzindo sua luz e calor. A construção de um gerador movido a fusão nuclear ainda está longe de acontecer, mas esta pesquisa mostra um grande progresso.
Um método prático de geração de energia a partir da fusão nuclear é um grande sonho dos físicos. No século XX, a fusão nuclear foi usada para criar a bomba mais poderosa já construída pela humanidade: a bomba de hidrogênio, que, felizmente, nunca foi lançada em um conflito. O grande avanço neste processo é que a fusão nuclear não produz a radiação perigosa que a fissão nuclear (a qual o combustível é urânio enriquecido e plutônio) produz.
Fonte: Voice of America.
Read next
[Vídeo] Construção de parede de concreto
30 de janeiro de 2012
Em seu terceiro vídeo, a ABCP mostra a construção de uma casa pelo sistema Parede de concreto:
1 min read
Horário de pico também para internet móvel? Entenda
15 de fevereiro de 2021
Por muitas vezes acessamos a internet dos nossos smartphones, mas até o simples ato de carregar uma página da…
3 min read
Dicas sobre a arte de liderar (principalmente na engenharia)
13 de abril de 2020
Liderança seria uma arte? Talvez! Pois, arte é uma palavra que se origina do vocábulo ars e significa técnica ou…
3 min read
Organizações que Aprendem garantem um Futuro Extraordinário
27 de maio de 2022
Sabe aquela oportunidade única que aparece para mostrarmos o nosso conhecimento trazendo consigo grandes…
2 min read