Categorias
Mercado Financeiro

Quer trabalhar no Mercado Financeiro? Entenda como iniciar na carreira.

Olá, tudo bem com vocês? Recentemente publiquei um artigo sobre o PQO – Programa de Qualificação Operacional, uma ótima oportunidade para você dar um start no mercado financeiro. Agora, venho te dar algumas dicas de como você pode se beneficiar neste início já habilitado pelo PQO (é importante ter a qualificação). Quer trabalhar no Mercado Financeiro? Entenda como iniciar a carreira. Simbora!

Estamos com diversas informações disponíveis hoje na internet, chegamos a ficar inflados de tanto conhecimento ao nosso redor, e muitas dessas informações nos diz que é fácil iniciar uma carreira no mercado, seja como investidor ou profissional. Portanto, quero alinhar suas expectativas com a realidade que vivemos aqui no mercado, e posso te dizer: Não é tão simples como a internet fala pra você. Mas posso afirmar: É simples você ter uma carreira bem consolidada. É simples, mas…… é necessária muita dedicação. Ainda quer trabalhar no mercado financeiro? Vamos lá!

Recentemente realizei uma palestra onde comentei que existem várias maneiras de você iniciar a carreira e inclusive, fiz um artigo falando sobre algumas características que acredito ser primordial para o engenheiro atuar no mercado financeiro. Pois é, chega de enrolar e vamos direto ao ponto!

Quer trabalhar no mercado financeiro? Oportunidades Operacionais

Mercado Financeiro

Quer atuar no mercado financeiro como Analista, Gestor, Broker, Assessor de Investimentos, Consultor de Investimentos etc.? É muito válido você iniciar como alicerce desses profissionais. Conheci um Analista de Valores Mobiliários que teve acesso  a área de investimentos atuando no setor de contabilidade de uma empresa listada em bolsa de valores. Incrível né? Pois é, abra seus olhos porque existem muitas oportunidades disfarçadas.

Agora vou citar duas oportunidades que você pode trabalhar nos bastidores e aprender muita coisa. Detalhe: Não tenha preconceito em achar que começar pela área operacional é ruim. Pelo contrário, você pode ter muito mais experiência do que profissionais que já entraram direto num cargo com pouca experiência no mercado. Podem acreditar.

Alicerce do Gestor de Investimentos

Como tudo na vida, sempre temos necessidade de ter bons parceiros para nos ajudar a alcançar nossos objetivos profissionais. Costumo dizer que ninguém cresce sozinho, e quando você atua na área operacional você consegue observar como esses profissionais pensam, tomam decisões, delegam tarefas, como estudam e absorvem conhecimento.

A dica é a seguinte: Procure uma Asset, ou seja, uma Gestora de Recursos.

Quando você procurar ”Fundos de Investimento” você terá acesso ao nome da gestora. É a hora de pesquisar sobre a empresa e ver se existem oportunidades na área operacional.

Alicerce do Escritório de Investimentos e Corretora

Acredito que todos conheçam as corretoras de valores mobiliários e os bancos. Já o escritório de investimentos talvez seja um pouco desconhecido, mas te explico agora. Escritório de Investimentos é o lugar onde atuam os Agente Autônomos de Investimentos (Assessores de Investimento). Por trás desse profissional existem outros profissionais que atuam na área operacional relacionado a investimentos. Inclusive, não apenas na área operacional, mas pode ser a recepcionista, ou o responsável pela limpeza do escritório ou até o setor de marketing. Enfim, quer trabalhar no mercado financeiro? Quem quer dá um jeito e faz de tudo para correr atrás de seus objetivos.

Em corretoras e bancos é bem interessante conhecer a área de Back Office:

A área de back office é responsável pelo processamento das transações, liquidações e afins –  fundamentais para as operações e para o trabalho da equipe de front office (atendentes, operadores etc).

Muitos profissionais iniciam suas carreiras em bancos também, muitos profissionais mesmo.

Quer atuar no Mercado Financeiro? Lembre-se: Busque tirar o PQO antes de procurar essas oportunidades.

Tem dúvidas? Comente aqui embaixo!

Postagens Relacionadas