Ontém postamos em nossa página do facebook a seguinte pergunta: “Qual marca/empresa te lembra Engenharia?”, pois bem, alguns de nossos leitores responderam Embraer, EBX, Vale, dentre otras. Porém alguns leitores responderam Petrobrás, e inclusive um deles nos enviou um e-mail nos questionando sobre: “Como conseguir um emprego na Petrobrás?”. Bem, me lembrei de um artigo que eu havia lido neste site há alguns dias, e resolvi reescreve-lo aqui, porém pelo ponto de vista de um Engenheiro.
A Petrobrás é a empresa dos sonhos dos jovens brasileiros, e conseguir um emprego na empresa não é tão fácil, já que os concursos são bem concorridos. Porém, quando você consegue uma vaga na empresa diversas portas se abrem o que facilita a nossa ascensão profissional.
Curta nossa página no Facebook
“O jovem enxerga a possibilidade de ter desenvolvimento dentro da carreira”, diz Lairton Correa, gerente de efetivo da Petrobras. O bacana de trabalhar por lá é que a empresa promove diversos benefícios como: Auxílio educação, bolsas para escolas técnicas/superiores, e incentivos para pós-graduação, mestrado e MBA. Porém ao entrar na empresa, o profissional passa a ter capacitação dirigida às necessidades do mercado de óleo e gás da Universidade Petrobras, antes mesmo de começar a trabalhar.
“Eu entrei como funcionário de nível médio, ganhei bolsa, fiz faculdade e 3 pós-graduações”, conta Correa, que tem 38 anos de casa. Aliás, a média de tempo dos funcionários na companhia é de 17 anos, segundo ele. “Aqui o funcionário entra para ficar a vida toda”, diz Correa.
De júnior a presidente
A possibilidade real de crescimento estimula e muito os funcionários a continuarem na empresa. Todo ano os profissionais passam por um processo de avaliação e, dependendo do seu desempenho, o funcionário fica alternando de nível dentro da sua categoria (júnior, pleno e sênior). “Ele ainda pode ser consultor ou gerente. Todos os gerentes da companhia são selecionados entre os funcionários concursados”, diz o gerente de efetivo da empresa.
Chegar à diretoria ou à presidência da empresa não é impossível, mais já é mais complicado e também depende da eleição do Conselho de Administração da Petrobras, e indicação da presidência da República de um dos membros do conselho. Já o conselho é eleito pela assembléia de acionistas, que tem na União a sua acionista majoritária.
E aí, está pronto para estudar e muuuito para os concursos da Petrobras? Tenho certeza de que quem entra na Petrobras é para construir uma excelente e invejada carreira, por isso se este é o seu objetivo, não desista, vá em frente!