Categorias
engineer, engineering, electrical engineer

Ser mulher e ser Engenheira: Um exemplo de superação!

Neste post, intitulado “Ser mulher é ser engenheira: um exemplo de superação”, do Blog da Engenharia, é abordada a história inspiradora de uma mulher que enfrentou desafios e preconceitos para se tornar uma engenheira bem-sucedida. O artigo destaca a importância de promover a participação feminina na engenharia, ressaltando a necessidade de um ambiente inclusivo e acolhedor. A história de Ana, a protagonista, demonstra sua determinação em superar obstáculos acadêmicos e profissionais, encontrando apoio em mentores e grupos de mulheres engenheiras. No final, o post enfatiza a importância de valorizar as contribuições das mulheres nessa área e incentivar mais meninas a seguir carreiras na engenharia.

Anualmente no dia 23 de junho é comemorado o dia internacional das Mulheres na Engenharia, essa data tem como objetivo fortalecer cada vez mais o papel da mulher em uma área que até os dias de hoje é ocupada em sua maioria por homens.

Segundo o site metrópoles as mulheres na engenharia correspondem a 15 % dos profissionais da área, pesquisa essa feita em 2022. Já o último Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aponta que apenas 37,3% dos formandos em cursos de graduação de engenharia, produção e construção são do sexo feminino.

O número ainda é baixo, mas com os dados ao longo dos anos é possível perceber um avanço. Há quarenta anos, 4% do total de profissionais da engenharia no Brasil eram mulheres. O maior desafio nos dias de hoje é lutar por mais visibilidade, inclusão e quebra de preconceito e aumentar cada vez mais a presença das mulheres na Engenharia.

CONHEÇA 03 MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA NA ENGENHARIA.

Muitas de nós, mulheres, nos formamos sem ao menos saber que outras mulheres incrivelmente brilhantes contribuíram com trabalhos para tornar nossa profissão respeitada e fizeram história dentro da Engenharia.

Conheça algumas dessa mulheres na Engenharia:

EMILY ROEBLING (1843 – 1903)
Foi colaboradora de um dos maiores projetos de engenharia da história americana: a Ponte do Brooklyn, finalizada em 1883. O projeto começou com seu sogro, pioneiro na construção de pontes suspensas, e depois foi herdado por seu marido, Washington Roebling. Como Washington acabou adoecendo, Emily teve de assumir a supervisão diária da obra. Com muita coragem e determinação, superou um ambiente majoritariamente masculino e aprendeu as habilidades mais importantes da engenharia ligadas à construção da ponte, como cálculos e resistência de materiais. Com isso, Emily se tornou uma das maiores profissionais de exatas dos EUA e a primeira mulher a dirigir a Sociedade Americana de Engenheiros Civis. Mais uma mulher na Engenharia que fez história.

ENEDINA MARQUES (1913 – 1981)
O sonho da brasileira Enedina Marques sempre foi a engenharia civil. E ela batalhou para alcançá-lo. Filha de um casal de negros provenientes do êxodo rural após a abolição da escravatura em 1888, ela superou a discriminação e os obstáculos e foi a primeira negra no Brasil a se formar na área. Um de seus principais feitos foi a construção da Usina Capivari-Cachoeira, maior hidrelétrica subterrânea do sul do país. Mais uma mulher na Engenharia que fez história.

EDITH CLARKE (1883 – 1959)
A americana foi a primeira mulher a conseguir se formar em Engenharia Elétrica no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 1918. Edith trabalhou como engenheira na General Electric, onde desenvolveu a famosa Calculadora Clarke, usada para resolver cálculos de linha de transmissão de energia elétrica. Além disso, em 1954, ganhou o principal prêmio da organização Society of Women Engineers pelas contribuições originais para a teoria de estabilidade e análise de circuitos. Mais uma mulher na Engenharia que fez história.

NÃO PARA POR AÍ: CONHEÇA 03 MULHERES NA ENGENHARIA QUE FAZEM A DIFERENÇA HOJE

SAMARA MÁRQUEZ E SUA PAIXÃO POR ESTRUTURAS
Samara é é uma mulher na Engenharia, Engenheira Civil e sua especialidade hoje é na área de estruturas. Em seu Instagram a Engenheira compartilha todos os desafios de ser Engenheira Civil e de atuar diariamente no nicho de estruturas, nicho esse que mais uma vez é ocupado em sua maioria por homens.

Samara é empresária e possui um escritório de Engenharia, em suas redes divulgar seu trabalho e incentiva outros profissionais, principalmente mulheres, a não desistir de sua profissão.

Samara costuma dizer que: “o mais difícil de tudo é furar a bolha”. Infelizmente existem muitas situações a serem superadas, porém Samara hoje é motivo de incentivo e resiliência.

Então se você é Mulher e quer atuar nessa área siga Samara.

TAYANE BORGES E SUA JORNADA DUPLA.
Tayane é uma mulher na Engenharia, Engenheira Civil, especialista na área de segurança e saúde do trabalho e atualmente leva uma vida empreendedora de jornada dupla. Trabalha como CLT, mas também empreende prestando serviços relacionados a regularização imobiliária, aprovação de projetos em prefeitura e Segurança do trabalho.

Sua rotina é bem desafiadora pois a dupla jornada demanda muito foco e comprometimento, mas a busca pelos seus sonhos ajuda a persistir.

Em suas redes sociais, compartilha informações e dicas valiosas, além de sempre motivar e incentivar outros profissionais, principalmente mulheres, na área de Engenharia.

Então se você é Mulher e quer atuar nessa área siga Tayane.

WANESSA FAZINGA E A GESTÃO DE OBRAS

Wanessa é uma mulher na Engenharia, com experiência a mais de 20 anos, Wanessa é Engenheira, professor e Doutora em Gestão de Obras com foco na Construção Civil.

Em seu instagram, Wanessa compartilha conhecimento dentro da área de Gestão na construção civil, além de ser inspiração para muitos Engenheiros e Engenheiras dentro da área.

Sabemos que ainda é um desafio ter uma mulher engenheira no canteiro, mas Wanessa nos mostra que por mais que seja um desafio é possível fazer um ótimo trabalho e ser respeitada como autoridade dentro das obras.

Então se você é Mulher e quer atuar nessa área siga Wanessa.

Feliz dia das mulheres na Engenharia para todas as mulheres engenheiras <3

Tenha acesso a outros artigos produzidos por mim clicando aqui, caso queira me conhecer ainda mais você pode me encontrar nas redes sociais: InstagramYoutube | Linkedin 

Postagens Relacionadas