Quando se fala em “Presente de Grego” logo surge a ideia de algo que não é bem-vindo. Porém, quando se trata de um “Presente Francês” o entendimento muda um pouco. A França é conhecida pela incrível arquitetura e engenharia de seus monumentos como o Arco do Triunfo, Panthéon e claro, a Torre Eiffel. Esses monumentos localizados em seu território exalam toda sua grandiosidade e capacidade construtiva.
Entretanto existem duas obras magnificas que (talvez) você não sabia que também é de criação francesa e foram presentes! Vamos conhecê-las?
+ Cristo Redentor
Idealizado pelo padre francês Pierre-Marie Boss que teve a ideia de criar um monumento religioso no Monte Corcovado (Rio de Janeiro até então era a capital do Brasil). Com objetivo de festejar o centenário da independência de país houve até vaquinha colaboração da sociedade brasileira na época.
Para a construção, o monumento foi divido em três partes: Cabeça, mãos e tronco. Os dois primeiros esculpidos exclusivamente/necessariamente na França (na época suspeitavam da capacidade dos engenheiros brasileiros). O tronco feito in loco.
Curiosidade: Os braços abertos significam o Cristo abraçando o país. Antes a ideia era de em uma das mãos estar segurando um globo terrestre e na outra uma cruz. O artifício do abraço agradou mais a população.
+ Estátua da Liberdade
Os norte-americanos propagam uma ideia muito forte de liberdade. Isso está envolvido de forma marcante com pensamentos da revolução francesa e a independência dos EUA acentuando assim a afinidade entre os estados. Objetivando fixar as boas relações entre os países foi decidido pela França presentear os americanos com a construção do monumento. A montagem também em três etapas: a base ficou a cargo dos americanos. A estrutura e toda a “casca” a cargo dos franceses.
Curiosidade: A estátua foi montada por partes utilizando uma base estrutural de aço. Esta projetada por Alexandre Gustave Eiffel, o mesmo da Torre Eiffel.
+ Bônus:
Comparativo entre o tamanho de grandes estátuas:
Fonte: Mundo Estranho, O Globo