Categorias

Engenharia Civil – [Série: Por que Engenharia? 1 de 34]

A Engenharia Civil é uma das ramificações da Engenharia que projeta, gerencia e executa obras. Dentro desse leque que abrimos podemos destacar:

Clique na imagem para ampliar

O Engenheiro Civil é responsável por projetar, gerenciar e também acompanhar todas as etapas de uma obra, seja ela uma construção ou reforma. O mesmo deve estudar as características dos materiais, da incidência do vento, do solo, da chuva, e a ocupação da obra. Baseado nesses dados, o mesmo desenvolve o projeto dimensionando e especificando todas as estruturas, hidro-sanitárias, elétricas, gás e também todos os materiais a serem utilizados.
A obra geralmente tem um espaço reservado para a equipe, chamado gabinete de obra. Nesse espaço o Engenheiro Civil chefia as equipes, supervisiona os prazor, os custos e também o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. O profissional é responsável por garantir a segurança do edifício, exigindo que todos os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor. Além disso o Engenheiro Civil podese dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício. Essa profissão possibilita uma ampla variedade de atuação profissional, sendo assim o profissional pode se dedicar à uma boa formação acadêmica e venha a ter sucesso no futuro de sua carreira.
O mercado de trabalho
O mercado para o engenheiro civil está se aquecendo a cada dia mais, em todo o país. Isso é reflexo do crescimento da economia e de projetos do governo federal bem como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o projeto Minha Casa Minha Vida, que aumentou inumeramente a oferta de imóveis. Além disso, teremos dois grandes eventos sediados em nosso país: a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Já estamos passando por diversas e imensas obras como Portos, Canais, Barragens, Aeroportos, as quais requerem diversos profissionais envolvidos e bastante tempo.
O aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos vem influenciando muito na procura pelo Engenheiro Civil, e os escritórios de arquitetura também contratam este profissional para auxiliar no planejamento de projetos.
Salário inicial: de R$ 3.060,00 a R$ 3.500,00

O curso
Você gosta de matemática? É bom que sim, se não gosta é bom começar a praticar um pouquinho pois você usará bastante. Disciplinas como Matemática (Álgebra Linear, Geometria Analítica, Cálculo I, II, e III), Física, Eletromagnetismo, Estatística, Hidráulica, Hidrologia, Fenômenos de Transporte, Mecânica, Resistência de Materiais, Estática, Desenho, dentre outras matérias que provavelmente vão te tirar dias e noites de sono. Tendo duração média de 5 anos, algumas instituições exigem do aluno período integral.
Me formei, e agora?
Parabéns, se você chegou até aqui posso apostar que não foi tão fácil quanto você achava. Creio que você já tenha feito estágio (pelo menos deveria) enquanto cursava engenharia. Agora chegou a hora de escolher sua especialização (Sim, A Engenharia Civil é profunda, bem como todos os outros cursos de Engenharia)

  • Construção urbana
  1. Projetar
  2. Construir
  3. Reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.
  • Estruturas e fundações

Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

  • Gerência de recursos prediais

Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

  • Hidráulica e recursos hídricos

Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

  • Saneamento

Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

  • Transportes

Projetar e construir obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e viadutos.
 

E aí? Pronto para ser um Engenheiro Civil?

Postagens Relacionadas