Categorias

Por que Engenharia?

Atualmente existem 34 cursos de Engenharia no Brasil e muita gente se pergunta, por que Engenharia? É algo bem complexo e simples de se responder, ao mesmo tempo.
Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, Engenheiro significa: “Indivíduo que tem a profissão de traçar e dirigir trabalhos que exigem cálculo matemático.”, porém não é só de Cálculo que vivem os Engenheiros. É justamente para os Cálculos que existem os Engenheiros Calculistas, que são especialistas em fazer Cálculos precisos. Para a maioria dos estudantes de Engenharia a palavra Cálculo não é muito querida. Alguns cursos possuem Cálculo I, II, II e dependendo da Universidade vai até Cálculo IV. Sim, muita gente costuma pegar DP logo no primeiro semestre e nessa matéria. Isso pois é uma matéria um pouco complicada, onde vemos funções de várias variáveis, integração, derivação e por ai vai, mas não se assuste pois com um pouco de estudo a gente chega lá, rs.

Amplitude de Mercado

É muito comum vemos por aí Engenheiros trabalhando em outras áreas, mas por quê?
Porque a Engenharia é uma área muito ampla, e durante o curso adquirimos diversas habilidades, principalmente a de solucionar problemas. Vemos Engenheiros trabalhando com consultoria, publicidade, administração, porém não vemos Consultores, Publicitários ou Administradores trabalhando com Engenharia, sendo assim podemos resumir que a Engenharia dá uma boa base para o mercado de trabalho, seja ele qual for.

O Engenheiro faz sua profissão 

Sim, é o Engenheiro quem faz a sua profissão. Geralmente entramos para o curso de Engenharia por habilidades vocacionais, por identificação com tal profissão e em muitos casos graças ao incentivo de nossos Pais.

Independente do segmento que um Engenheiro siga, basicamente ele vai planejar, projetar e finalmente irá construir algo, além de ainda ser pago por isto.

Sim, é muito bom planejar, projetar e finalmente construir algo… e ainda ser pago por isso. Isso é que um engenheiro faz. Ele constrói coisas que agregam valor para alguém e ainda é pago por isso. Aí esta a maravilha do negócio! Vamos acordar para isso e fazer engenharia. Nada contra os engenheiros que não trabalham com engenharia, apenas tenho, sim, coisas a favor dos engenheiros engenheiros…

O Tema “Por que Engenharia?” agora será tema para discutirmos cada uma das 34 Engenharias que temos de opção de curso atualmente. E a cada semana, iremos descrever cada uma, assim como as suas especializações e também questões de salário base, estágios.

Fiquem ligados!

Conforme escrito no começo do post, hoje o Brasil disponibiliza de 34 tipos de Engenharia (via Guia do Estudante), são eles:

Postagens Relacionadas