Nos últimos dias, uma notícia se espalhou nas redes sociais e muitas pessoas vieram nos perguntar a respeito. A “notícia” se refere a uma nova medida do CREA, sobre a criação de um exame que permitiria a aferição da qualificação técnica necessária para que o formando possa exercer a sua carreira (algo tipo a prova da OAB, aplicada para bacharéis em advocacia).
Em 2013 nós noticiamos algo parecido, mas era apenas uma pegadinha de primeiro de abril. Pouco tempo depois, escrevi um artigo opinando sobre o assunto, e mais de dois anos depois continuo com a mesma opinião: Caso fosse necessária uma prova para a obtenção do CREA, ela deveria ser bem dinâmica e com o objetivo de testar o raciocínio lógico do engenheiro formado.
Após tanta gente perguntar sobre esse boato, resolvi fazer uma pesquisa para descobrir se é ou não verdade. Bastou uma rápida pesquisa no Google para eu me deparar com isso:
101.996 pessoas caíram na tal pegadinha. Mas espera, não era isso que eu tinha visto. A notícia que bombardeou as minhas redes sociais (snapchat / facebook / whatsapp ) foi essa:
Este segundo site parece uma referência mais confiável, porém repare que é um site de petição online, ou seja, é um tipo de abaixo assinado online, o qual qualquer pessoa no mundo pode criar e divulgar, pedindo assinaturas para aí então levar aos órgãos competentes e tentar viabilizar o pedido. Este em particular, obteve até o momento menos de 300 assinaturas, e a probabilidade de o CREA adotar essa medida apenas com este abaixo assinado é praticamente nula, visto que para que esse tipo de requisição normalmente são necessárias milhares de assinaturas.
O fato é que tudo não passa de apenas um boato e não encontramos nenhuma outra referência na internet que faça menção à isso. Entramos em contato com o CREA-SP mas até o momento não obtivemos nenhuma resposta referente ao assunto.
Enfim, pode ficar tranquilo por hora, pois não existe nada que oficialize essa medida. E você, o que acha de uma prova para habilitar os profissionais de engenharia a exercerem a sua profissão? Deixe nos comentários!
Imagens: Shutterstock
Prova para obter o CREA a partir de 2016?
16 de agosto de 2015
Read next
Os passos lentos da humanidade à conscientização ambiental
1 de junho de 2020
A relação homem-meio ambiente ainda nos dias de hoje funciona muito mais por comando/controle (via a imposição…
3 min read
OPORTUNIDADES NA ENGENHARIA: Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio
19 de julho de 2021
E aí Engenheiro(a), você sabia que seu papel na Segurança contra Incêndio está muito além da NR-23? E é com esta…
2 min read
MULHERES E ENGENHARIA MECÂNICA: MERCADO DE PRECONCEITOS?
10 de março de 2021
As mulheres têm ocupado importantes cargos em empresas de engenharia. É muito comum a presença de mulheres na…
3 min read
COVID-19: revelando o invisível com a tecnologia a serviço da cultura
23 de março de 2021
Na equação insolúvel “saúde versus economia”, a cultura ocupa um lugar especial. Atividade essencial para…
3 min read