Categorias
carreira

Qual papel da faculdade na carreira do engenheiro?

 

Seu pudesse resumir em uma frase, seria: ABRIR AS PORTAS PARA O MUNDO! Esse é o único papel que a faculdade tem o poder de exercer na sua carreira.

faculdade

No artigo anterior, falamos sobre o cenário atual de nossa economia e como essa pandemia afetou o mercado de trabalho, e falamos também – principalmente – da dificuldade das empresas em contratar mão de obra qualificada.

Então, pense comigo: Como pode haver tantas pessoas desempregadas e ao mesmo tempo tanta dificuldade em encontrar mão de obra qualificada?

CARREIRA

ORGULHO DO OBSOLETO!

Me lembro bem o dia que o coordenador de curso entrou na sala de aula da faculdade para se apresentar, e explicar com muito orgulho sobre a grade de ensino que completava 50 anos naquele ano.

Isso só pode ser brincadeira, eu pensei. Um curso de engenharia que muitas vezes, temos avanços significativos de grandes tecnologias entre o período de faculdade (5 anos) e nós vamos estudar sobre coisas obsoletas?

O ponto aqui é: A faculdade nos prepara para o básico, nos fornece as ferramentas para, através do nosso esforço, sermos capazes de gerar e prover soluções e inovações.

Não quero aqui falar sobre a grade ser boa ou não, técnica ou não.

O que senti falta nas faculdades, tanto ao cursar, quanto nas faculdades que passei dando treinamentos e palestras, são de temas importantíssimos para nosso dia a dia:

  • Carreira
  • Liderança
  • Negociação
  • Gestão de equipe
  • Foco e resolução
  • Empreendedorismo
  • Gestão de negócios, entre outras.

Competências que preparariam minimamente os estudantes para o mercado de trabalho.

O PAPEL DA FACULDADE

O primeiro ponto está claro para nós: poucas vagas por conta do cenário atual do mercado. Mas e a segunda parte? Por que não há mão de obra qualificada o suficiente segundo a opinião das empresas? Esses dados não entram em minha cabeça!

Isso ocorre principalmente por conta da afirmação que fizemos no início, que o papel da faculdade é apenas de ABRIR AS PORTAS PARA O MUNDO.

Nesse sentido, ela abre as portas quando, ao finalizar seu curso ela lhe fornece um “diploma de engenheiro”, requisito mínimo muitas vezes para oportunidades de emprego, mas os PASSOS para o mundo já não fazem mais parte do escopo da faculdade e sim de cada um dos alunos.

CARREIRA

O JOGO VAI MUDAR

Bem, a verdade não é tão agradável, mas é preciso ouvi-la com sensatez e analisar se faz sentido o que foi falado.

As faculdades – e aqui quero deixar claro que tem muitas faculdades que já estão inovando muito bem nesse quesito – tem sua influência em nossa carreiras até determinado ponto, bem inicial.

Afinal, grande responsabilidade de alavancar nossas carreiras e nos tornarmos um profissional de sucesso, É NOSSA!

Grande abraço.

Postagens Relacionadas