Categorias
preparação

Todo projeto Kaizen precisa de uma etapa preparação – Parte 2

preparação

Todo projeto Kaizen precisa de uma etapa preparação em sua base, ter um momento de preparar as atividades, analisar, observar, discutir e elaborar. A etapa de preparação é exatamente esse momento em um projeto kaizen, afinal, não iremos reinventar a roda, apenas utilizá-la melhor!

Agora que já sabemos o que é KAIZEN, como vimos no artigo anterior, vamos colocar a mão na massa – o que gosto de chamar de skin in the game – e que de fato, faz a diferença!

 

preparação
preparação

Cuidado, é só o começo!

Um grande problema que vejo muitas vezes, é que há equipes tão apaixonadas por planejar que, por vezes, acabam ultrapassando o tempo determinado para essa etapa e comprometendo o tempo do resto do projeto, lembre-se:

Um projeto kaizen não pode ter mais de 30 dias (no máximo).

Então, o que fazer nesse momento? SIMPLES! Uma vez que seu problema é conhecido e que sua causa primária não, é hora de documentar a situação atual e as oportunidades de melhoria encontrados e uma ótima ferramenta para essa ação é o project charter.

Dentro desse documento iremos destacar 3 campos que farão total diferença na sua visão sobre o problema e, como dissemos anteriormente, todo projeto Kaizen precisa de uma etapa preparação, então, vamos preparar e startar nosso projeto!

Etapa de preparação das atividades

preparação
preparação
  1. IMPACTO NOS NEGÓCIOS

O problema que irá resolver, atua em quais os impactos no negócio?

Por exemplo, se uma máquina comum tem o tempo de setup de 10 min padronizado e está realizando setup´s de 20 min,qual impacto essa perda de produção de 30 min ao dia gera para a empresa?

2. DECLARAÇÃO DE OPORTUNIDADES

Do mesmo modo iremos um exercício de imaginação e pensar: Com 30 min de disponibilidade de máquina, mão de obra… quais os impactos financeiros e de produtividade que eu posso ter em minha empresa – coloque tudo isso nos registros.

3. OBJETIVOS E METAS

Logo depois detalhe seus objetivos e metas para a solução do problema:

Objetivo: Onde e O que

Metas: Quando e Quanto

Como ficaria isso: Reduzir o tempo de setup da máquina Alfa em 50% até junho de 2018.

Como dia disse anteriormente, todo projeto PRECISA em sua base ter um momento de preparar as atividades , utilizar a ferramenta SMART aqui pode fazer toda a diferença em seu projeto, dê uma olhada e garanta o sucesso em suas ações.

É isso, agora nós já sabemos o que é kaizen e já estruturamos os impactos e as oportunidades para solucionar nosso problema.

Enfim, não se esqueça: Todo projeto Kaizen precisa de uma etapa preparação!

No próximo artigo iremos para o campo de batalha e começaremos a falar sobre os motivos que geram falhas e como solucioná-los.

Um abraço e, até o próximo artigo.

Postagens Relacionadas