Categorias

Agenda ESG: Guiando Empresas Rumo a um Futuro Sustentável

Com certeza, todos já ouviram falar em agenda, que, nesse mundo de atualizações e modernizações, também passou por um upgrade e deixou de ser unicamente em papel para ser digital.

Mas qual é o objetivo da agenda? Serve para anotar nossos compromissos, metas e informações diversas num período, normalmente 1 ano. Após esse período, podemos repetir ou revisar essas informações.

E assim é a agenda ESG! Por que essa introdução? Para deixar claro que a agenda ESG é algo que tem um propósito, é um compromisso. E deve ser revisado constantemente; algumas metas serão únicas, outras serão escaláveis, e alguma meta pode deixar de existir porque não tem mais sinergia com o propósito da empresa.

Propósito

Qual é a definição de propósito? Segundo o dicionário, é aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito. É preciso ter isso em mente quando se define a agenda ESG, principalmente quando se utiliza os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS como norteador.

Não adianta a empresa mencionar 8 dos 17 ODS como a linha mestra da sua agenda ESG se eles não vão de encontro com o core business do empreendimento. É muito comum vermos empresas divulgando seus relatórios de sustentabilidade ou suas metas ESG e relacionar ao ODS 7 – Energia limpa e acessível, porque tem um programa de redução de energia; o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, porque possui um programa de coleta seletiva; ou ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, porque faz o seu inventário de Gases de Efeito Estufa.

É preciso que a atividade fim da empresa (core business) contribua para o atingimento desses ODS que, por essência, foram desenvolvidos para nortear a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

Um exemplo interessante e positivo, são as empresas relacionadas a área de saneamento, como aterros sanitários, tratamento de água e esgoto.

Agendando Etapas

Para iniciar essa agenda, é importante ter um roteiro como, por exemplo, a PR2030 – Prática Recomendada desenvolvida pela ABNT, publicada em 2022. E antes que muito se confundam, não é uma norma ESG; é uma prática recomendada que foi desenvolvida utilizando como base alguns frameworks mundiais, trazendo conceitos sobre o tema ESG e dividida em 3 eixos, subdivididos em 14 temas que chegam a 42 critérios para orientar as empresas que desejam iniciar na Jornada ESG.

A seguir apresento o conteúdo de cada eixo:

Eixo Ambiental: Mudanças climáticas, recursos hídricos, biodiversidade, economia circular e prevenção à poluição.

Eixo Social: Diálogo social e desenvolvimento territorial; direitos humanos; diversidade, equidade e inclusão; relações e práticas de trabalhos e responsabilidade social na cadeia de valor.

Eixo Governança: Governança corporativa; conduta empresarial; práticas de controle e gestão; e transparência na gestão.

Esses eixos podem ser implementados, por exemplo, com a realização do inventário de gases de efeito estufa, a partir da ciência da situação, a empresa pode definir metas de redução e compensação. Também pode definir metas para equidade de gênero nos cargos de gerência e diretoria, além de, implantar um programa anticorrupção.

Implantando a Agenda ESG

Sabe aquela expressão: Cada caso é um caso! Pois é, com ESG ela é muito válida, mas podemos considerar o seguinte passo-a-passo na implantação do conceito: conhecer; definir implantar; diagnosticar; planejar (materialidade, objetivos, metas, indicadores); implementar; medir e monitorar; e por fim relatar e comunicar.

Esse passo-a-passo poderá ocorrer de forma mais rápida de acordo com a intensidade que a empresa dispender energia para o tema, ou seja, recursos financeiros, físicos e humanos. Essa jornada que baseia a agenda ESG dentro da empresa definirá o que na PR2030 eles chamam de estágio de maturidade.

Esse estágio de maturidade está dividido em 5 etapas: elementar, não integrado, gerencial, estratégico e transformador.

Tenha uma Agenda Ousada

Ousar aqui significa principalmente sair da sua zona de conforto; tenha metas audaciosas, mas realizáveis; pense em um cronograma de ação de curto, médio e longo prazo. Distribua a agenda ESG ao longo do ano.

Diante disso, não espere estar pronto para começar, você nunca estará. Vá se preparando permanentemente ao longo do ano.

Postagens Relacionadas