Nos últimos anos, as diversas tecnologias presentes na Indústria 4.0, como Big Data, Realidade Aumentada e Virtual, IoT, Cibersegurança, ganharam um grande destaque no nosso cotidiano. Entretanto, a Impressão 3D (ou Manufatura Aditiva) obteve um destaque especial, devido a grande expansão da tecnologia e de suas aplicações.
Em 2012, o Eduardo Cavalcanti publicou o artigo “Impressão 3D: conheça as máquinas que vão revolucionar o mundo”, onde esta tecnologia já era apresentada como algo que iria revolucionar o mundo.
Mas, o que mudou durante estes (quase) 10 anos? Como a tecnologia, o mercado e as indústrias estão aceitando esta nova tecnologia? Te convido para conferir nos 4 pontos apresentados a seguir!
Ponto 1: Patentes das tecnologias de Impressão 3D
Um dos grandes responsáveis pela crescimento exponencial da impressão 3D foi o encerramento das patentes da tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling) em 2009 e da tecnologia SLS (Sinterização Seletiva a Laser) em 2014.
Com isto, outras empresas começaram a produzir máquinas de impressão 3D, o que permitiu uma redução de custos dos equipamentos e maior acessibilidade ao público. Hoje, por exemplo, existem impressoras 3D que você pode adquirir por menos de 5 mil reais!
Ponto 2: A Indústria 4.0 e Impressão 3D
O contexto da Indústria 4.0 trouxe alguns requisitos que exigiam novas tecnologias, como a impressão 3D. A customização em massa é um destes requisitos, o qual promove um casamento perfeito com tecnologias de manufatura aditiva.
Já imaginou fazer um pedido na internet de um produto, customizá-lo com seu nome, cor e um novo design e este chegar em poucos dias para você? Pois é, isto é algo que pode ser feito!
Outros requisitos como produção descentralizada, menor tempo de entrega e possibilidade de fabricação de protótipos para testes de forma mais rápida, também contribuíram com a aceleração do uso das tecnologias de impressão 3D.
Atualmente diversos setores industriais já utilizam peças fabricadas por esta tecnologia. As aplicação podem ser desde protótipos e lotes pilotos até mesmo peças finais, como por exemplo a indústria automotiva e o setor de saúde.
Ponto 3: Novas tecnologias de impressão 3D
A evolução das tecnologias de impressão 3D é algo incrível! Apesar de boa parte das pessoas conhecerem apenas a tecnologia FDM (extrusão de material), existem atualmente diversas outras tecnologias. Algumas delas são: fusão em leito de pó, polimerização em cuba, jato de aglutinante, deposição direta de energia, laminação de folha, entre outras.
O mais interessante é que, dentro de cada um destes grupos, existem sistemas diferentes que permitem a fabricação das peças. E estes são usados de acordo com as características que cliente deseja (transparência, biocompatibilidade, melhor propriedade mecânica, melhor características estéticas, etc).
Por exemplo, para fabricar usando a tecnologia fusão em leito de pó você pode usar sistemas do tipo SLS (Selective Laser Sintering) ou MJF (Multi Jet Fusion).
Ponto 4: O mercado de Impressão 3D
O crescimento do mercado de impressão 3D (ou Manufatura Aditiva) é algo incrível. Nos últimos 5 anos (2015-2019), o crescimento foi de, pelo menos, 20% ao ano!
Até mesmo em 2020, com todos os problemas devido a pandemia, houve um crescimento no setor de impressão 3D de 7,5%, representando um volume de negócio de quase US$ 13 bilhões, de acordo com o último relatório da Wohlers Associates (clique aqui e saiba mais).
Este crescimento envolve a venda de equipamentos, softwares, insumos e serviços. E estes negócios são aplicados nos mais diversos setores: óleo e gás, automotivo, medicina, odontologia, entre outros.
Conclusão
Como é possível perceber, os pontos citados acima demonstram o quanto esta tecnologia cresceu, impactou e vai impactar a nossa sociedade.
Novas tecnologias, novos materiais, novos fabricantes de equipamentos estão surgindo a cada momento. Isto faz com que a tecnologia fique mais acessível, cada vez mais pessoas a utilizem e comecem a mudar o pensamento atual de produção: da manufatura tradicional (usinagem, injeção, etc) para a manufatura aditiva.
Podemos até fazer um teste para validar o que apresentei: faça uma simples busca no Google ou Youtube sobre Impressão 3D ou Manufatura Aditiva e perceba a quantidade de sites, fornecedores, entusiastas e outras informações você consegue ter. É um novo mundo e estamos só começando!
Deixem seus comentários ou sugestões com temas relacionados à Indústria 4.0 e Impressão 3D. Vamos nos aprofundar cada vez mais!
Grande abraço!