Categorias

Com Inteligência Artificial, Pesquisa da USP Decifra Papiro Antigo e Conquista Prêmio Internacional

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos, parte da renomada Universidade de São Paulo (USP), alcançaram um marco histórico no campo da engenharia e arqueologia. Utilizando técnicas avançadas de inteligência artificial, decifraram um papiro carbonizado há quase dois milênios, soterrado por uma erupção vulcânica em Herculano, Itália. Esse feito notável rendeu à equipe o prestigiado prêmio de 50 mil dólares no ‘Vesuvius Challenge 2023’, colocando a engenharia brasileira em destaque no cenário internacional.

Inovação Tecnológica na Preservação da História

O desafio enfrentado pela equipe envolveu não apenas a leitura de um documento histórico extremamente frágil, mas também a preservação de sua integridade física. Para isso, recorreram à inteligência artificial, combinada com técnicas de tomografia computadorizada e visão computacional. Assim, essa abordagem inovadora permitiu que os pesquisadores ‘abrissem’ virtualmente os papiros e lessem seus conteúdos sem causar danos físicos, uma façanha na interseção da engenharia, tecnologia e arqueologia.

O Impacto da Inteligência Artificial na Engenharia e Arqueologia

O uso da inteligência artificial para decifrar documentos antigos é um exemplo brilhante de como a tecnologia moderna pode ser aplicada para resolver enigmas históricos. Esta conquista não apenas abre novos caminhos para a pesquisa em engenharia e arqueologia, mas também estabelece um precedente para futuros trabalhos em documentos históricos e artefatos.

O Desenvolvimento e Aplicação da Tecnologia

O projeto envolveu várias etapas, cada uma exigindo precisão e inovação. Inicialmente, os papiros foram digitalizados usando tomografia computadorizada de raios-X. A inteligência artificial foi então aplicada para identificar e diferenciar a tinta à base de carvão do próprio papiro carbonizado. Esta fase foi crucial, pois a similaridade entre a tinta e o papiro apresentava um desafio significativo. A equipe da USP, liderada pelo pesquisador Leonardo Scabini, desenvolveu algoritmos de aprendizado de máquina para detectar com precisão vestígios de tinta, permitindo a leitura virtual do texto.

O pesquisador do IFSC da USP São Carlos Leonardo Scabini — Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV (G1)

Revelações Históricas e Filosóficas

Os textos decifrados, escritos em grego antigo, oferecem insights sobre o pensamento e a cultura da época. Eles discutem temas como música, comida e filosofia epicurista, proporcionando uma janela valiosa para o passado. O filósofo grego Filodemo, conhecido por suas contribuições ao epicurismo, é acreditado ser o autor destes textos. Essas descobertas não são apenas significativas do ponto de vista histórico, mas também destacam a capacidade da engenharia moderna de trazer à luz conhecimentos antigos.

A Engenharia Brasileira no Cenário Global

O sucesso da equipe da USP no ‘Vesuvius Challenge 2023’ é um testemunho do alto nível da pesquisa em engenharia no Brasil. Demonstrando habilidade, inovação e competência, colocaram a engenharia brasileira no mapa global de pesquisa e tecnologia. Este prêmio não é apenas um reconhecimento da habilidade técnica da equipe, mas também um símbolo do potencial da engenharia brasileira em contribuir significativamente para a comunidade científica global.

O Futuro da Engenharia e Tecnologia

Este projeto abre portas para futuras pesquisas e aplicações da inteligência artificial em campos como a arqueologia, história e preservação de artefatos. Dessa forma, ele também serve como inspiração para jovens engenheiros e cientistas, demonstrando o impacto que a engenharia pode ter além de suas fronteiras tradicionais.

Por fim, conheça mais sobre esta incrível conquista no Blog da Engenharia e no artigo completo no G1.

Postagens Relacionadas