O melhor das engenharias
BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Encontro Crea-SP Jovem fomenta inovação e empreendedorismo

Mais de 1.000 participantes acompanharam as discussões sobre mercado de trabalho

Os principais desafios e projeções para o futuro das profissões nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, estiveram no centro do debate do XII Encontro Crea-SP Jovem, realizado no sábado (04/12), na Sede Angélica do Conselho. Com público estimado em mais de 1.000 participantes, entre presencial e on-line, foram abordados temas que abrangem a inovação e o empreendedorismo no mercado de trabalho. Cerca de 1/3 desse total, esteve presente no auditório, onde foram seguidas todas as medidas de segurança para a realização do evento.

Crea

Com a missão de aproximar os estudantes e recém-formados da atuação do Conselho, o Crea-SP Jovem é uma Comissão Permanente que contribui para a formação e aprimoramento dos futuros profissionais. O evento, promovido pela Comissão, registrou a presença de estudantes, recém-formados e jovens profissionais de mais de 30 cidades do Estado. A participação significativa só foi possível graças ao envolvimento das instituições de ensino e entidades de classe, que se movimentaram e organizaram caravanas de diversas regiões.

“Esse é um momento voltado para aqueles que representam o futuro das nossas profissões. Participei da fundação dessa Comissão e, hoje, em mais uma edição do Encontro, o Crea-SP Jovem demonstra a importância da sua representatividade. A presença expressiva de participantes de todo Estado só é possível pelo engajamento das associações e instituições de ensino, que contribuem para que essas discussões se amplifiquem para auxiliar os estudantes e recém-formados em suas jornadas profissionais”.

afirmou o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese.
Crea Jovem

Prestigiando a iniciativa, o presidente do Confea, Eng. Joel Krüger, destacou a aproximação do Crea-SP com os jovens: “Precisamos cada vez mais estar conectados com nossos profissionais e procuramos fazer esse trabalho em todo o Brasil. O Crea-SP é referência nacional em inovação e velocidade, duas qualidades que precisamos desenvolver e aparecem aqui, na programação, de maneira intensa”, disse.

Já o coordenador do Crea-SP Jovem, Eng. Érik Nunes Junqueira, enalteceu os temas debatidos e reforçou que, além da capacidade técnica, os profissionais precisam ter as aptidões chamadas de soft skills, que são as habilidades interpessoais, exigências atuais do mercado de trabalho.

Inovação e empreendedorismo: Um olhar para o mercado

Com palestras e apresentações sobre as tendências do mercado, especialistas em diversas áreas de atuação compartilharam suas experiências em inovação e empreendedorismo. Com debates que passaram pelas startups, empreendedorismo social até as habilidades do profissional do futuro, foi traçado um amplo panorama sobre as exigências atuais que despontam no mercado de trabalho.

Crea SP

“É importante para conhecermos o mercado de trabalho e a visão de pessoas que já estão inseridas. Com isso, temos a oportunidade de colaborar para um futuro melhor para a Engenharia”.

Recém-formada em Engenharia Civil pela São Judas Tadeu, em 2019, Letícia Vieira Monteiro, ressaltou o suporte fornecido pelos palestrantes.

A programação chamou a atenção de quem já colabora com as atividades do Conselho. É o caso do estagiário do Crea-SP na área de Licitações, Lucas Eduardo Marcos de Moura, que cursa o 10º semestre de Engenharia Civil na Universidade Cruzeiro do Sul, e participou pela primeira vez do encontro, que classificou como positivo. Para o estudante, a temática sobre inovação contribui para a formação profissional ao possibilitar um olhar sobre as transformações das profissões e das tecnologias.

“O evento não focou só em engenharia e tratou de temas atuais, que servem para qualquer profissão, com ensinamentos que podem ser aplicados em qualquer lugar. Foi a minha primeira participação, mas tenho a intenção de acompanhar as próximas edições, pois os assuntos fomentam o conhecimento que levamos para fora da faculdade”, completou.

No 8º semestre de jornalismo no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), o estagiário da área de Comunicação do Crea-SP, Vinícius Sarcetta observou que o conhecimento adquirido vai muito além da área tecnológica.

O assunto terá continuidade em outras reportagens no site do Crea-SP para contemplar todo o conteúdo abordado ao longo do Encontro Crea Jovem. Acompanhe!

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese