Categorias

Os 5 maiores incêndios da história do Brasil

Infelizmente o Brasil conta com uma vasta lista de grandes incêndios de grandes proporções. Assim, neste artigo, você confere como acontece o fogo, o que é um incêndio e Os 5 maiores incêndios da história do Brasil.

como acontece o fogo?

O fogo só existe por causa da existência de 3 pilares reagentes, que sempre serão: o combustível (matérias inflamáveis), o comburente (que é normalmente o oxigénio do ar) e o calor.

O fogo acontece se o sistema estiver equilibrado, como sendo os reagentes estiverem a uma temperatura elevada. Entretanto, o fogo se inicia quando um material combustível é aquecido até à sua temperatura de ignição na presença de um comburente.

E o incêndio?

O incêndio basicamente é fogo em grandes proporções! Porém, é possível afirmar que depois de toda “preparação”, ou seja, iniciada a reação de combustão, é gerado calor para aquecer mais material combustível e o incêndio está formado.

Mas como essa reação em cadeia termina então, se o oxigênio está tão presente no nosso planeta? No entanto, basta remover um destes componentes essenciais — combustível, comburente ou fonte de calor — e a reação química de combustão cessa. Ou seja, o fogo apaga-se!

Assim, seriam evitados Os 5 maiores incêndios da história do Brasil

Triedro do fogo
Os 5 maiores incêndios da história do Brasil

1.Gran Circo Norte Americano – Dezembro de 1961

Local: Cidade de Niterói – Estado do Rio de Janeiro

Causa: A tragédia do Gran Circus Norte-Americano é considerado um dos maiores incêndios do Brasil em número de vítimas, entretanto, foi um ato criminoso. Assim, Adílson Marcelino Alves, o “Dequinha”, trabalhou por dois dias na montagem do circo e foi demitido, ele apresentava problemas mentais. Indignado, jurou vingança e na tarde de 17 de dezembro ateou fogo na lona do circo com gasolina.

Culpados: Adílson Marcelino Alves, o “Dequinha” foi condenado a 16 anos de prisão e mais 6 em internação em manicômio. José dos Santos, o “Pardal”, e Walter Rosa dos Santos, o “Bigode”, foram seus ajudantes no crime e foram condenados a 16 e 14 anos de prisão respectivamente.

Número de vítimas: Foram 503 vítimas fatais e mais de 800 feridos, a grande maioria de crianças. 372 morrem na hora e as outras por complicações, depois do resgate.

Gran Circus
Gran Circus

2. Boate Kiss – Janeiro de 2013

Local: Cidade de Santa Maria – Estado do Rio Grande do Sul

Causa: Primeiramente, durante a apresentação de uma banda na casa noturna, o vocalista acendeu um sinalizador de uso externo. Assim, as faíscas provocadas pelo sinalizador atingiram a espuma do teto, deste modo, seria como isolamento acústico e não tinha tratamento contra fogo e nem era aprovada pelo Corpo de Bombeiros. Em cerca de 3 minutos a boate estava tomada por uma fumaça densa repleta de cianeto, substância letal, que causou a maioria das mortes.

Culpados: Passados mais de 7 anos dessa tragédia, nenhuma pessoa ainda foi julgada.  Contudo, todos respondem por 242 homicídios e 636 tentativas de homicídio, com dolo eventual, que é quando se assume o risco de matar.

Número de vítimas: Esta é a segunda maior tragédia do Brasil em número de vítimas fatais, atrás apenas do Gran Circo Norte Americano. Entretanto, foram 242 mortos e cerca de 680 feridos, a grande maioria, de estudantes universitários.

Boate KISS
Boate KISS

3.Edifício Joelma – Fevereiro de 1974

Local: Cidade de São Paulo – Estado de São Paulo

Causa: O incêndio no Edifício Joelma se iniciou em um dos aparelhos de ar-condicionado localizado no 12º andar do prédio. Assim, a grande quantidade de materiais inflamáveis, como carpetes e cortinas, presentes no edifício, contribuíram para o rápido alastramento do fogo.

Culpados: O Banco Crefisul foi responsabilizado por ser o locatário do imóvel e 3 de seus funcionários foram condenados: Kiril Petrov, gerente-administrativo (três anos de prisão) e os eletricistas Sebastião da Silva Filho e Alvino Fernandes Martins (dois anos de prisão).

A Termoclima foi responsabilizada por ser a responsável pela manutenção da parte elétrica do prédio e dois funcionários foram condenados: o proprietário Walfrid George o eletricista Gilberto Araújo Nepomuceno (dois anos de prisão cada).

Número de vítimas: Contudo, foram 191 vítimas fatais e mais de 300 feridos, a grande maioria eram funcionários do banco. Assim, 30 corpos nunca foram identificados pelo alto nível de carbonização.

Edifício Joelma
Edifício Joelma

4. Canecão Mineiro – Novembro de 2001

Local: Cidade de Belo Horizonte – Estado de Minas Gerais

Causa:  A princípio, iniciou da mesma forma que ocorreu na Boate Kiss em Santa Maria, após um integrante da banda que se apresentava acender um sinalizador inadequado para ser usado em espaço fechado. Contudo, não tinha a licença do Corpo de Bombeiros e nem os equipamentos adequados.

Culpados: No ano de 2004 sete pessoas foram condenadas por homicídio culposo, quando não se tem a intenção de matar, a uma pena de 4 anos. Eram eles: o dono da casa de shows e seu irmão, dois promotores do show, o empresário da banda e dois músicos.

Número de vítimas: Enfim, mais de 190 pessoas ficaram feridas e infelizmente, 7 pessoas morreram.

Momento do incêndio – Canecão Mineiro
Canecão Mineiro

5. Alojamento do Flamengo – Fevereiro de 2019

Local: Cidade do Rio de Janeiro – Estado do Rio de Janeiro

Causa: O incêndio iniciou as 5h da manhã por conta de um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado de um dos quartos. Vale lembrar que os garotos estavam alojados em 6 containers interligados, que serviam como dormitório. A construção não era autorizada pela legislação.

Culpados: Portanto, ninguém foi condenado, nem o Flamengo e nenhum de seus dirigentes. O Flamengo tenta postergar o máximo que consegue e enrola as vítimas e suas famílias, enquanto gasta milhões com o time profissional. Já foram fechados 7 acordos de 11 pendentes, todos considerados muito baixos. Assim que inquérito for concluído, os responsáveis responderão por homicídio culposo.

Número de vítimas: Em suma, foram 10 mortes, todos de adolescentes aspirantes a jogadores profissionais de futebol, que tinham entre 14 e 17 anos. Tiveram apenas 3 sobreviventes, um teve mais de 35% do corpo queimado.

Alojamento do Flamengo
Alojamento do Flamengo
Postagens Relacionadas