O melhor das engenharias
BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias
Estágio

4 dicas para você conseguir o primeiro estágio

A expectativa do estágio acompanha muitos universitários logo nos primeiros períodos da graduação. O interesse da maioria é buscar por uma oportunidade de conhecer suas áreas, e por em prática tudo que vem sendo aprendido.

Nesse sentido, estagiar é primordial para se desenvolver, ter um contato direto com o mercado e assim se  familiarizar com o mesmo.Estágio

Portanto, confira a seguir 4 dicas valiosas para lhe ajudar no processo de se preparar para iniciar as buscas por uma vaga de estágio.

1- Saber estruturar um currículo

Primeiro de tudo, é importante saber estruturar um currículo. Este será seu primeiro contato com a empresa, podendo ser um fator determinante em relação à oportunidade de avançar ou não dentre as etapas do processo seletivo.

Muitas páginas não são sinônimo de um excelente currículo. Desse modo, é essencial ser breve e direto, sem dar muitas voltas. Buscar por modelos na internet é uma boa estratégia, mas tenha cuidado com a referência que irá usar.

Pode parecer clichê, mas é válido reforçar: ao encaminhar seu currículo use SEMPRE o formato PDF.  

2- Ter um perfil no LinkedIn

Não pense que o LinkedIn será útil apenas após a conclusão da graduação. É essencial entrar para essa rede e já se familiarizar enquanto estiver na universidade.

Além disso, o LinkedIn é uma excelente alternativa para encontrar vagas de estágios e gerar networking. 

De antemão, é importante usar bem os recursos disponíveis na rede, sendo um dos primeiros passos escolher bem a foto a ser usada, e preencher todos os itens do perfil. Estágio

3- Conhecer a cultura da empresa

Por vezes, ao estar buscando por uma oportunidade de estágio muitos se cansam ao ponto de estar dispostos a “pegar o que aparecer”. 

Sem julgamentos por aqui, mas você já refletiu se a empresa a qual você está participando do processo seletivo possui uma cultura que você se identifica? 

Pois bem, pesquisar sobre a cultura e clima organizacional das empresas antes de participar de um processo seletivo é interessante.Estágio

Além de conseguir perceber quais são as políticas que guiam a forma com que a empresa se relaciona com seus colaboradores e clientes, a partir disso é possível que você tenha noção se irá se adaptar ao ambiente e se o mesmo corresponde às suas expectativas.

Sem contar que no processo dessa análise é possível que você se encante por empresas que achava pouco interessantes. 

4- Participar de atividades extracurriculares 

É expressivo o número de empresas que estão aderindo plataformas para conduzir seus processos seletivos, mas o tradicional currículo ainda é muito utilizado. 

No entanto, o item mais temido por muitos universitários é o de “Experiências”. Não demora muito para que reflexões do tipo “mas eu quero a oportunidade para ter experiência” surja na cabeça, não é mesmo? 

Ainda que isso seja um fato,  as atividades extracurriculares podem ser grandes aliadas no preenchimento deste item. Por vezes muitos adiam a participação em diretórios acadêmicos, projetos de pesquisas, trabalhos voluntários, e até mesmo de empresas júnior, por achar que não será possível conciliar tais atividades com o seu desenvolvimento acadêmico. Estágio

Mas é importante romper com esse rótulo, pois ainda que não seja fácil conciliar, é importante o esforço, pois tais experiências são capazes de gerar networking, e além disso, faz com que muitas habilidades sejam desenvolvidas, como falar em público, proatividade e trabalho em equipe, dentre diversas outras soft skills que as disciplinas de cálculo, por exemplo, não lhe ajudam a desenvolver. 

Não desanime com os possíveis “nãos” que podem surgir durante o processo de busca por um estágio. Isso não significa que você não é bom o suficiente. Com perseverança e foco o seu sim irá chegar! 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese