Categorias
acessibilidade

A importância de locais acessíveis para PCD’s

Não é novidade para ninguém que o Brasil ainda apresenta graves problemas quando o assunto é acessibilidade e infraestrutura para atender às necessidades das pessoas que possuem algum tipo de deficiência física, seja em espaços públicos ou abertos.

A acessibilidade permite que pessoas com deficiência vivam e façam suas atividades de maneira independente, porém a conscientização da sociedade como um todo a respeito dos problemas que as pessoas com deficiência enfrentam é relativamente recente, pois a questão da acessibilidade não é um tema muito divulgado, apesar de sua importância.

Acessibilidade
(A importância da acessibilidade para os PCDs Fonte: Frepik, 2021)

O DESAFIO DA ACESSIBILIDADE NOS DIAS ATUAIS

Considerando pessoas que possuem grande ou total dificuldade de enxergar, ouvir, caminhar, hoje no Brasil temos 12,5 milhões de brasileiros com deficiência, o que corresponde a 6,7% da população, segundo Censo do IBGE 2010.

Hoje os principais desafios para as pessoas com deficiência no meio urbano são em relação a:
  • Transporte público;
  • Vagas de estacionamento;
  • Direito de lazer;
  • Locais públicos e privados adaptados de diversas formas.

Não é difícil ao andarmos nas ruas nos depararmos com ruas esburacadas, rampas destruídas ou inacabadas, passeios públicos sem espaço algum para cadeirantes, banheiros sem adaptação, estabelecimentos sem elevadores, pontos de ônibus e estação de metrô sem estrutura alguma. Certamente Isso nos faz perceber o quanto é cada vez mais importante os locais acessíveis para pessoas com necessidades especiais.

Acessibilidade
(A importância da acessibilidade para os PCDs Fonte: Frepik, 2021)

A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA

Todo projeto de arquitetônico deve seguir as normas e legislações vigentes como por exemplo a lei nº 10.098/2000 e a NBR 9050/2014, todas alinhadas com a legislação municipal de cada município.

A palavra “ter acesso” é muito importante no ramo da Engenharia e Arquitetura, ademais faz parte da política inclusão social.

Quando os projetos são desenvolvidos por profissionais habilitados, as pessoas com deficiência visual, física ou mobilidade reduzida conseguem ter o direito de ir e vir, enfim a importância dos projetos acessíveis.

Projetos acessíveis
(A importância da acessibilidade para os PCDs Fonte: Frepik, 2021)

Tenha acesso a outros artigos produzidos por mim clicando aqui, caso queira me conhecer ainda mais você pode me encontrar nas redes sociais: Instagram| Youtube | Linkedin 

Postagens Relacionadas