Categorias

VOCÊ conhece a Engenharia de Materiais? Tudo sobre ela aqui!

Uma das principais atribuições da Engenharia de Materiais é a tentativa de suprir a necessidade dentro das indústrias pela busca de novos materiais para desenvolver produtos diversos.

O engenheiro de materiais seleciona, especifica e implementa os novos materiais e compostos no meio industrial.

Tenho certeza que você já nasceu com um interesse muito grande em descobrir novas fórmulas, quando criança com certeza deve ter misturado massas de modelar, por exemplo, pra ver o que acontece.

ENGENHARIA DE MATERIAIS

Como vai ser o seu trabalho como Engenheiro de Materiais?

Você poderá trabalhar numa das áreas de ponta da indústria: a pesquisa de novos materiais e de novos usos industriais para os materiais já existentes. Você fará a gestão e a supervisão de projetos e processos de produção, transformação e uso de materiais. Irá realizar pesquisas de resinas, plásticos, cerâmicas e ligas metálicas.

Essa profissão habilita você também para aperfeiçoar as propriedades dos materiais e estabelecer combinações que resultam em produtos inéditos, além de estudar novas alternativas de aplicação de materiais já conhecidos.

Você será responsável por todo o processo produtivo, da seleção da matéria-prima e definição dos métodos de produção ao emprego do material.

O avanço tecnológico do ciclo energético também faz com que esse engenheiro busque a melhoria evolutiva das fontes primárias (petróleo, carvão, gás natural, etc), em sua conservação e na criação de novos produtos e serviços.

O que fará com que influenciem no aumento do desempenho e confiabilidade dos produtos finais. 

ENGENHARIA DE MATERIAIS

Por onde você vai se aventurar como Engenheiro de Materiais?

O Brasil possui vasto mercado de trabalho para a engenharia de materiais, com grande demanda de produtos nas indústrias de transformação de polímeros, construção civil, metalomecânica, embalagens e médica.

Sendo assim, você como engenheiro de materiais pode atuar em uma gama de setores científicos e tecnológicos dentro das grandes empresas.

Na construção civil, as fábricas de cimento, cerâmica e vidro, é o ramo mais dinâmico. O engenheiro de materiais pode se especializar em um tipo de material (metais, cerâmicas ou polímeros).

Você poderá atuar em diferente setores, um dos mais interessantes é a pesquisa e desenvolvimento, onde você será responsável pelo estudo de novos materiais, estipulando combinações, aprimorando propriedades e explorando alternativas para aplicação dos materiais novos e os já existentes.

Nesse setor também poderá realizar a pesquisa de ligas metálicas, resinas, plásticos e cerâmicos para criação de novos produtos. Ficou empolgado?

ENGENHARIA DE MATERIAIS

Pense na importância desse setor, que é principalmente o impacto direto no meio-ambiente. Isso tornas a criação de materiais biodegradáveis e não-tóxicos um dos objetivos principais para os profissionais da área. 

E tem mais, na gestão, por exemplo, você irá planejar, supervisionar e fazer a gestão da produção, transformação e também do uso do material.

Ainda assim, todo o processo produtivo, desde a seleção da matéria-prima, passando pela definição dos métodos utilizados, à aplicação e destino final do material ficará sob o seu comando.

Dessa forma, tem também possibilidades no setor de controle de qualidade, onde caberá a você, engenheiro de materiais, realizar o controle de qualidade de materiais novos, estabelecendo padrões e testando produtos.

Conclusão

Portanto, o desenvolvimento de novos materiais e sistemas de materiais é essencial para auxiliar em diversos ramos na sociedade, como no transporte, saúde e energia. 

Ou seja, atuar na modernização e criação de materiais para as mais diversas áreas, aumentando a qualidade dos produtos existentes pode ser um trabalho incrível.

Além disso, mesmo que sua carreira inicie no setor de produção, é possível assumir cargos mais altos e, até mesmo, chegar na diretoria ou presidência da empresa.

Assim, não excluindo a possibilidade de atuar independentemente, gerenciando seus próprios projetos, caso tenha um perfil empreendedor. Que tal?


Você segue o Blog da Engenharia no Instagram?

Clique aqui e saiba mais sobre economia na engenharia!

Postagens Relacionadas