Categorias

Sempre há uma solução em aço.

Dia 09 de abril é comemorado o dia nacional desse que é o material metálico mais usado do mundo, o Aço!

O aço nada mais é do que uma liga de ferro produzida pelas indústrias siderúrgicas e que se constitui num dos materiais mais versáteis em termos de aplicação e resistência mecânica.

O Brasil é o 9º maior produtor mundial de aço bruto, conforme dados de 2018 e 2019 da World Steel Association.

Produção mundial de aço bruto.
Fonte: https://www.worldsteel.org/steel-by-topic/statistics/steel-data-viewer_new/P1_crude_steel_total_pub/CHN/IND

Esse material está presente no nosso dia a dia através das mais diferentes formas e produtos, como mostrado no infográfico dos setores de utilização e vida útil.

Infográfico do aço: Setor de utilização e vida útil
Fonte: https://www.worldsteel.org/steel-by-topic/steel-markets.html

Os setores de construção, infraestrutura e transportes são os que mais empregam esse material, correspondendo juntos a mais da metade do uso (57%) e ainda têm uma longa vida útil (representada pela cor lilás).

Já o setor de embalagens corresponde a 10% do emprego desse material e apresenta vida útil curta (representada pela cor laranja). Já os demais setores têm vida útil média (representada pela cor azul) e correspondem juntos a 33% da utilização da liga.

Apesar de nos beneficiarmos da imensa presença desse material e de sua longa durabilidade, sua presença acaba passando despercebida em nossas vidas. Então só para te lembrar:  geladeira, fogão, talheres, embalagens de enlatados, enfim, essas coisas que vemos todos os dias, tudo é feito de aço!

Comparando com outros materiais

A relação Densidade/Tensão de escoamento corresponde ao desempenho do material, então comparando desempenho x preço do aço com o de outros materiais, nota-se que o aço, qualquer que seja ele, oferece o mais baixo custo com desempenho equivalente ao de outros materiais.

Densidade/tensão de escoamento x Preço Fonte: Materiais e Design, A arte da seleção de materiais no projeto do produto (livro de Michael Ashby e Kara Johnson)

Sendo assim, esse é dos materiais mais admiráveis que existe, tanto que a Engenharia Metalúrgica às vezes parece ser “Engenharia Siderúrgica”, dada a ênfase com que a grade do curso dá a essa liga.

E conforme o Instituto Americano de Construção em Aço (AISC – sigla em inglês):

There’s always a solution in steel – No matter what specific project challenges arise, structural steel framing systems can meet them!

(Sempre há uma solução em aço – independentemente dos desafios específicos do projeto, os sistemas de estrutura de aço podem atendê-los!)


Postagens Relacionadas