Categorias

Arquitetura da Informação: O que é e para que serve?

Ao elaborar um site uma das maiores preocupações dos desenvolvedores e web designers é tornar a plataforma prática e funcional.  Assim surge o conceito que chamamos de Arquitetura da Informação, cujo o papel é permitir que os usuários consigam consumir as informações inseridas com facilidade e acessibilidade.

Para isso, a Arquitetura da Informação mescla os princípios de design de ambientes informacionais compartilhados e arquitetura de paisagens digitais.

arquitetura da informação

Encontrabilidade de Informação

É nesse contexto que surge a Encontrabilidade de Informação (Findability), conceito proposto por Peter Morville no livro Ambient Findability: What we find changes who we become (2005).

O autor define o termo como o grau e a qualidade no qual um determinado objeto é facilmente localizado e navegável pelo sujeito informacional.

Quando falamos de um site web a encontrabilidade de informação refere-se à estrutura no qual se constitui os elementos de busca e descoberta, como cada seção é dividida, às barras de pesquisas, categorias que devem estar de acordo com os títulos no qual vão ser inseridos, etc.

Dessa forma, os usuários podem encontrar as informações de forma mais conveniente e fácil. Um exemplo disso são as categorias de temas aqui no Blog da Engenharia. Cada colunista é responsável por uma engenharia e assim os leitores encontram as informações mais relevantes da  engenharia de interesse.

Guia de Profissões: Arquiteto(a) de Informação | tutano

Nomenclatura e Estrutura da Informação

Outros dois termos relacionados à Arquitetura da Informação são a Nomenclatura da Informação e Estrutura da Informação.

A Nomenclatura da Informação trata basicamente dos nomes e títulos dados aos objetos dentro da paisagem digital. Sua principal função é tornar as categorias identificáveis, acessíveis e fazer sentido para o usuário.

Já a Estrutura da Informação é um conceito mais relacionado ao design e a engenharia das plataformas. Por objetivo, ela busca tornar as estruturas que compõem mais visuais e organizadas, de forma que os usuários rapidamente identifiquem cada seção – cabeçalho, corpo, footer.

Cal Design Responsive Animation GIF | Gfycat

Na home do Blog da Engenharia, por exemplo, você pode constatar que existem várias estruturas: os artigos mais recentes, vídeos do canal do youtube, uma seção de artigos de carreira e empreendedorismo, dentre outros. Assim, o leitor que chegar na página terá uma noção sobre o que aquele conteúdo trata antes mesmo de lê-lo.

A arquitetura da informação é um elemento importante e constitui um aspecto essencial na constituição dos sites, uma vez que pode ajudar os visitantes a navegarem pela plataforma, ou mesmo, atrapalhá-los.

Por isso, ao criar seu site web dedique o tempo necessário para planejar e detalhar o modelo de cada seção. Além do visual mais agradável e prático, a organização também o auxiliará na manutenção do conteúdo.


Aproveite e siga o Blog da Engenharia no Instagram!

Postagens Relacionadas