Categorias

Benefícios do Lean Construction na construção civil

O Lean Construction vem se destacado por sua forma de economizar e ser efetivo no ramo da construção civil. Sempre na procura de diminuir os desperdícios da obra, o prazo em que ela será realizada e aumentar ainda mais a produtividade.

O Lean Construction seria basicamente formas de estratégias voltadas para a otimização dos recursos que serão disponibilizados e do tempo a ser utilizado para concluir a obra.

Lean construction na construção civil

Quais os princípios utilizados no Lean Construction?

  1. Excluir aquilo que não agrega valor. Visto que o Lean Construction busca mostra que determinadas coisas não tendo necessidade, que são dispensáveis, podem então serem substituídos por de uma forma que convém.
  2. Melhorar a questão de valor e necessidade do cliente. Na busca de atender da melhor forma o que o cliente solicita, mas sempre verificando a maneira que seja melhor em todos os sentidos.
  3. Reduzir os custos do processo. Buscando uma menor variabilidade é possível que a construtora crie um certo padrão, com isso, a economia de gastos extras é garantida.
  4. Redução do tempo de execução. Visto que a redução no tempo em que a obra é feita, causa o efeito de redução de gastos. Os matérias, a inspeção, tudo se feito de forma mais rápida faz com que o resultado da obra seja mais rápido.

Quais são os benefícios do Lean Construction?

Quando uma empresa de construção adota o Lean Construction ela terá benefícios como o de reduzir o tempo das etapas na produção. Uma vez que, isso também trará resultados positivos em relação aos gastos efetivados na obra.

Levando algumas diretrizes de melhoria na empresa, porém, vale informar que para esses resultados positivos não é necessário que sejam seguidos na integra.

Uma vez que os clientes tendem a ficar mais satisfeitos. Visto que o tempo de obra será menor e os gastos serão de forma mais enxuta. Além de que os clientes são mais ouvidos e seus desejos atendidos de forma mais ampla.

Como seria na prática o Lean Construction?

Comparando a forma tradicional, existem algumas maneiras em que esse processo é executado. Buscando um pensamento de forma mais “enxuta” onde a busca por economia e otimização é essencial. Seria basicamente a empresa buscar sempre a satisfação do cliente.

Um pouco mais sobre o método:

Em busca da organização, esse método pode ser considerado eficiente. Na procura da melhor otimização e aumentar o nível da produtividade. Melhor preparação no caso de acontecerem imprevistos.

Na atualidade é um dos principais métodos utilizado no gerenciamento e na gestão de obras na construção civil. Sempre trazendo bons resultados, e proporcionando um aumento na produtividade (uma vez que o tempo acaba sendo otimizado).

Comentários sobre o Lean:

De tal forma que é um método inovador, que veio para ajudar e mudar algumas coisas na construção civil. Trazendo benefícios não só para o contratante, mas também para a empresa contratada. Com tantos benefícios e sendo utilizado cada vez mais. Sendo adaptado e ficando de acordo para atender todas as necessidades.

Postagens Relacionadas